O presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, enviou uma carta oficial ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, na qual condena o que chamou de "tratamento terrível" sofrido pelo político brasileiro. No documento, com timbre da Casa Branca, Trump afirma que o julgamento contra Bolsonaro "deve acabar imediatamente" e critica duramente o governo brasileiro por supostos ataques à liberdade de expressão.
"Não estou surpreso em vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país", escreveu Trump, em referência à popularidade de Bolsonaro mesmo após deixar o cargo.
Tradução Integral
A CASA BRANCA
WASHINGTON
Ao Honorável
Jair Messias Bolsonaro
38º Presidente da República Federativa do Brasil
Brasília
Prezado Sr. Bolsonaro,
Vi o tratamento terrível que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto que se voltou contra você. Esse julgamento deve acabar imediatamente! Não estou surpreso em vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país.
Compartilho seu compromisso em ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — vindos do atual governo. Tenho expressado fortemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária. É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e encerre esse regime ridículo de censura. Estarei observando atentamente.
Atenciosamente,
Donald J. Trump
Presidente dos Estados Unidos da América
|
A carta também expressa preocupação com o que o ex-presidente norte-americano classificou como ofensiva contra opositores e censura:
“Estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — vindos do atual governo.”
Trump ainda declarou que tem manifestado sua insatisfação com a condução do governo brasileiro, inclusive por meio da política tarifária dos EUA. Ele finaliza o texto com um apelo direto para que o Brasil mude de postura:
“É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e encerre esse regime ridículo de censura. Estarei observando atentamente.”
A carta foi divulgada nesta quinta-feira (18) por aliados de Bolsonaro e já circula nas redes sociais, gerando repercussão entre parlamentares da oposição e apoiadores do ex-presidente brasileiro.
|