O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o controle da inflação e a retomada do crescimento como as grandes vitórias dos primeiros 500 dias de seu governo. Em um pronunciamento em cadeia de rádio e TV, ele admitiu que teve um início difícil e que no primeiro ano o objetivo principal foi o controle da inflação, que estava em alta desde o final de 2002.
"Colocar o Brasil nos trilhos não era uma tarefa fácil, todos sabíamos", comentou Lula. "A prioridade era estancar a inflação". O presidente lembrou que, em 2002, a inflação era de 3% ao mês e os juros de 25% ao ano.
Depois dos comentários sobre os momentos difíceis no primeiro ano do governo, o programa exibiu manchetes de jornais de várias partes do país que ressaltam a criação de empregos e a retomada do crescimento econômico.
O presidente também fez referência à polêmica do salário mínimo, fixado pelo governo em R$ 260. "Foi difícil para mim não dar um salário mínimo maior, mas infelizmente eu não poderia", afirmou, lembrando os problemas de caixa da Previdência.
Ao prometer tomar as medidas necessárias para o país, Lula fez uma referência indireta à queda de popularidade que sofreu nos últimos meses. Segundo ele, o governo continuará no mesmo caminho "mesmo sabendo que durante um certo tempo corre o risco de ser mal compreendido". "Mas eu fui eleito para governar o Brasil".
A viagem à China, que fará na semana que vem e está cercada de expectativa, também foi alvo de comentário. O presidente lembrou as ligações econômicas entre os dois países.
|