O Bugatti Chiron Super Sport 1 'Golden Era' é talvez o projeto sob medida mais desafiador que a Bugatti já empreendeu. É o resultado de dois anos de artesanato inovador e sob medida, apresentando técnicas totalmente novas que o elevam do mundo automotivo para a pura arte. É a própria personificação da oferta Bugatti Sur Mesure, na qual as visões ambiciosas dos clientes para seus veículos – que vão além dos já quase infinitos níveis de personalização da Bugatti – ganham vida em um processo colaborativo com a equipe de design.
Nesse caso, essa visão veio de um colecionador da Bugatti com profundo apreço pela história da Bugatti e pela complexa engenharia do motor W16. Ele não apenas escolheu um Chiron Super Sport para celebrar o design do motor de combustão, mas também quis homenagear adequadamente a história que levou à criação desse motor. Com essa visão apresentada à Bugatti, a equipe de design desenvolveu uma proposta que capturou a essência do que torna a Bugatti especial, contada por meio de suas criações mais memoráveis e extraordinárias. E o resultado é: 'Era de Ouro'.
Achim Anscheidt, ex-diretor de design da Bugatti responsável por esta criação, explica o ponto de partida da ideia: “Nossos clientes podem ser incrivelmente criativos e temos muito orgulho em ajudá-los a realizar o que sonham, mas encomendas especiais extensas como esta são extremamente raras. – geralmente não vemos mais do que uma ou duas criações nessa escala a cada ano. Dada a visão e a natureza exata deste projeto – e a ideia fantástica que queríamos realizar – 'Golden Era' é provavelmente a peça de personalização mais exigente em que minha equipe e eu já trabalhamos.
"Um cliente muito importante veio até nós e durante nossas conversas, ele expressou que acreditava que o Chiron Super Sport e seu motor W16 representavam um momento marcante no mundo do automóvel. Ele queria fazer algo verdadeiramente único em comemoração. Olhamos para trás através da história da Bugatti para encontrar vários desses momentos marcantes, incluindo os tempos de Ettore Bugatti, Jean Bugatti e Roland Bugatti, que realmente marcaram a primeira era de ouro para a marca. E então, é claro, a encarnação moderna da Bugatti de 1987, escolhendo os ícones dessa época que definiriam a marca Bugatti. Nossa equipe propôs um conceito com 45 esboços de ícones da marca que seriam desenhados à mão diretamente no próprio carro, e o proprietário imediatamente se apaixonou pelo A implementação pode parecer bastante direta, mas alcançar um acabamento perfeito e que duraria no teste do tempo exigiu mais paciência e habilidade do que você jamais poderia imaginar.
O próprio cliente tem um grande apreço pela Bugatti, e o processo de colaboração dos designers com o proprietário – no qual ele fez inúmeras visitas à equipe para ver a visão ganhar vida – foi estimulado por sua paixão desenfreada. Iniciando o relacionamento entre o cliente e a equipe da Bugatti em Molsheim – e supervisionando o projeto até seu estágio final – estava o parceiro revendedor de confiança da Bugatti localizado em Greenwich, Connecticut.
O diretor-gerente da Bugatti, Hendrik Malinowski, diz: “Sur Mesure se traduz literalmente como personalizado e é essa abordagem ultraluxuosa centrada no cliente para o design do carro que realmente o diferencia. Nossas equipes trabalharão lado a lado com nossos clientes para criar exatamente o que eles desejam e, em seguida, trabalharão em estreita colaboração com eles ao longo de meses ou até anos para transformá-lo em realidade. Cada passo, cada decisão e – no caso da Era de Ouro – cada traço do lápis, foram concluídos com a supervisão e contribuição do proprietário para superar suas expectativas de uma forma que nenhuma outra marca é capaz de fazer.”
O projeto geral do carro capturaria o legado incomparável da Bugatti, uma história contada por meio de uma composição de esboços lindamente intrincados retratando marcos da lendária marca. Do lado do passageiro, 26 esboços desenhados à mão revelam ícones como o Type 41 Royale – elogiado como o carro mais luxuoso quando revelado em 1926 – e o Type 57 SC Atlantic, amplamente considerado o carro mais bonito já projetado. É uma vitrine dos momentos em que a Bugatti mudou o curso da história automotiva com suas inovações. Do lado do motorista, 19 esboços retratam o renascimento e o sucesso duradouro da Bugatti desde 1987, desde o EB110, passando pelo Veyron e Chiron 2 . Uma representação lindamente simples dos 3.712 componentes individuais que se juntam para criar o lendário motor W16 – o motor automotivo mais avançado já construído – toma seu lugar como parte da obra-prima.
A equipe aprimorou e refinou sua arte para o projeto até atingir precisamente a escala, proporção e forma corretas para cada um dos esboços individuais, reunindo-os para formar uma bela obra de arte. Mas essa arte precisaria de uma tela apropriada. Uma cor sob medida, um tom de ouro atemporal e comemorativo chamado 'Doré', foi criado e aplicado ao carro com uma cor gradiente dividida em uma variante metálica especial de 'Nocturne Black', criando a base perfeita para os designers começarem o assustador processo de esboçar diretamente no carro.
Achim Anscheidt continua: “Ficou muito claro para nós desde o início que só poderíamos obter um acabamento autêntico para esses esboços – e na Bugatti a autenticidade é fundamental – se realmente usássemos os lápis que usamos para esboçar no papel – qualquer outra coisa seria resultar em algo que parece falso ou de baixa qualidade. Por isso, tivemos que encontrar um processo que nos permitisse usar lápis e fazer todos os esboços à mão, diretamente na pintura.”
Claro, mesmo para o designer mais experiente e habilidoso, a tarefa de esboçar, puramente à mão, em um hipercarro especialmente encomendado, era extremamente intimidante. Desde o primeiro traço do lápis, este meticuloso processo manual viu a talentosa equipe de designers da Bugatti elevar seu ofício ainda mais em busca da perfeição. Inevitavelmente, isso levou muito tempo e envolveu alguns contratempos ao longo do caminho. Mas com extremos de paixão, um certo grau de experimentação e aprendizado, o último dos esboços acabou sendo concluído, tendo desenvolvido uma nova técnica para alcançar o acabamento desejado para a arte exterior. Ao todo, essa etapa do processo levou mais de 400 horas – prova da complexidade da obra.
Para criar uma celebração totalmente envolvente, a equipe de design garantiu que sua proposta fosse refletida no interior. Em cada um dos painéis das portas, três ícones da Bugatti foram aplicados à mão com uma tinta sob medida e um pincel fino que permitiria a um dos membros da equipe de design desenhar diretamente no couro. O EB110, o Veyron e o Chiron, lendas da atualidade, enfrentam os ícones do passado que os inspiraram: o Type 35 – o maior carro de corrida do mundo – o Type 57 SC Atlantic – o carro mais bonito do mundo – e o Type 41 Royale – conhecido como o carro mais luxuoso já criado – aplicado no lado oposto do interior. Quando o passado inovador da Bugatti se encontra com seu futuro revolucionário em um carro que simboliza o epítome do savoir-faire da Bugatti. Novos métodos e processos foram criados para garantir que esses detalhes resistissem ao teste do tempo. Eles se sentam orgulhosamente no interior como um ponto focal de belos toques personalizados, incluindo costuras sutis da 'Era Dourada' e motivos 'One-of-One' escritos à mão.
Uma homenagem atemporal e incomparável aos momentos que definiram uma era na história da Bugatti, o Chiron Super Sport 'Golden Era' está além de comparação na escala de sua ambição sob medida; um projeto que só poderia ter surgido das mentes dos verdadeiros entusiastas da Bugatti e que só poderia ter sido finalizado com um nível de detalhe tão perfeito pelos artesãos em Molsheim. O carro agora aguarda uma entrega oficial ao seu proprietário na Monterey Car Week.