Você já se perguntou se o que é correto é sempre moral? Essa é uma questão que pode gerar muitas reflexões e debates.
Afinal, o que é considerado correto por uma sociedade pode não ser necessariamente moral.
Um exemplo disso é a escravidão, que foi considerada legal e correta por muitos anos em diversas partes do mundo, mas que hoje é vista como imoral e desumana. Outro exemplo é a pena de morte, que é legal em alguns países, mas é considerada imoral por muitas pessoas.
É importante lembrar que a moralidade é subjetiva e varia de acordo com os valores e crenças de cada indivíduo e de cada sociedade. Por isso, é possível que algo seja consideradobcorreto por uma lei, mas seja visto como imoral por algumas pessoas.
Porém, é importante destacar que seguir a moralidade não significa desrespeitar a legalidade. É possível ser ético e moral dentro das leis estabelecidas, desde que elas não violem princípios e valores fundamentais.
Em suma, é necessário refletir sobre a diferença entre correto e moral e buscar sempre agir de acordo com os valores e princípios que consideramos mais importantes e justos.
Agora, imagine uma Deputada Estadual ter uma empresae dizer que sua praticipação é de R$5.000,00, mas no local os equipamentos instalados valem muito mais do que isso.
Assim fica muito difícil dizer algo. Já publicamos diversas matérias sobre o caso, mas nada adiantou e nunca respondem aos questionamentos.
Realmente, situações como essa geram muitas reflexões e debates sobre o que é considerado correto e moral.
É importante que haja transparência e responsabilidade por parte das autoridades e empresas para com a sociedade em relação às suas ações e declarações.
* Vicente Barone é analista político, editor chefe do Grupo @HORA de Comunicação, esteve à frente de diversas campanhas eleitorais como consultor político e de marketing, foi executivo de marketing em empresas nacionais e multinacionais, palestrante nacional e internacional para temas de marketing social, cultural, esportivo e de trasnporte coletivo, além de ministrar aulas como professor na área para 3º e 4º graus - www.barone.adm.br