Microsoft muda de ideia e 'acaba com update obrigatório' no Windows 10
Da Redação com agências
Foto(s): Reprodução
A Microsoft liberou um recurso ainda na versão preview para que usuários do Windows 10 possam gerenciar as atualizações do sistema de suas máquinas
A Microsoft liberou um recurso ainda na versão preview para que usuários do Windows 10 possam gerenciar as atualizações do sistema de suas máquinas. A funcionalidade foi desenvolvida após o feedback negativo de quem testou as versões preview do OS, que não tinham essa possibilidade.
O Windows 10 Home não conta com nenhuma opção de controle, enquanto a versão Pro tem apenas algumas opções limitadas. Quando ambos chegarem ao mercado no próximo dia 29 de julho, porém, o pacote para liberar as funções já estará disponível para download e poderá ser instalado na máquina.
Como funciona?
Com o update KB3073930 (em inglês), o usuário pode bloquear Windows Updates ou drives indesejados. Essa ferramenta é útil para remover atualizações que causem instabilidade ou prejudiquem o andamento do sistema operacional, na visão do próprio usuário do PC.
Windows 10 terá ferramenta de bloqueio de updates para download
Dessa forma, cada usuário do Windows 10 poderá decidir o que deseja atualizar ou manter no seu computador. Afinal, nem sempre os updates são perfeitos, e depois de instalados, retornar para a versão anterior (downgrade) pode ser um verdadeiro desafio.
Embora útil, a nova ferramenta ainda é muito mais complicada do que a solução atual do Windows Updates, presente no Windows 8.1, que permite adiar, bloquear e ocultar atualizações sem precisar nenhum pacote extra.