Um post com comentários professores universitários do Rio de Janeiro causou revolta entre internautas. Postado na quarta-feira (05) na rede social Facebook pela professora da PUC-Rio, Rosa Marina Meyer, a imagem de um homem com bermuda e camiseta regata e o comentário: “aeroporto ou rodoviária?”
A imagem foi postada pela professora durante sua passagem pelo Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro, em seguida uma série de comentários supostamente preconceituosos foram publicados por outros professores.
O primeiro a escrever foi Luiz Pedro Jutuca, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio). No post ele escreveu: “o glamour foi para o espaço”. Em resposta a professora Rosa Marina afirmou: “Puxa, mas para glamour falta muito!!!! Isso está mais para estiva.”
Outra professora da PUC-Rio, Daniela T. Vargas, também comentou o post dizendo: “hehe, E sabe o que é pior? Quando esse passageiro senta exatamente ao seu lado e fica roçando o braço peludo no seu, porque – claro – não respeita (ou não cabe) nos limites de seu assento”.
O post foi reproduzido no Facebook pelo perfil cômico Dilma Bolada. Nele, o comediante crítica a posição da professora ao dizer que: “Alguém tem que avisar esta senhora, que a pior pobreza que existe é a pobreza de espírito”. O comediante ainda concluiu em caixa alta, afirmando que tem pena do passageiro que foi exposto e que dividiu o voo com a professora. Até a publicação da reportagem, a crítica de Dilma Bolada aos professores teve 25 mil "curtir", quase 12 mil compartilhamentos e 8 mil comentários.
Outro lado
Procurada pela reportagem, a Unirio enviou nota dizendo que o reitor Luiz Pedro Jutuca pede desculpas e "lamenta a repercussão e a má interpretação de seu comentário" e "que não pretendeu, em momento algum, manifestar-se de forma preconceituosa ou ofensiva". A nota ainda afirma que a intenção de seu comentário era sobre o estado dos aeroportos no Brasil.
A PUC-Rio também foi procurada para responder sobre o teor dos comentários de seus professores, mas a instituição afirmou que não se posicionará sobre o assunto.