O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) reuniu-se em um hotel de São Paulo para discutir uma pauta ampla, na qual se destacam as negociações finais sobre a formação do ministério de Luiz Inácio Lula da Silva.
Como Lula embarcou na segunda-feira para Washington, o PT realizou um autêntico mutirão político neste fim de semana, a fim de garantir que o presidente eleito viaje sem pendências quanto à escolha de sua equipe.
Além da liderança do partido, vários políticos apontados como nomes quase certos no futuro governo participam do encontro, como a governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, e a deputada federal Marina Silva.
Quem também apareceu no hotel foi o casal Anthony e Rosinha Garotinho – ex-governador e futura governadora do Rio de Janeiro.
Acompanhado do presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Miguel Arraes, Anthony Garotinho contou que seu partido terá um cargo no ministério de Lula, revelou que sabe qual é o nome, mas assegurou que não é ele.
“Eu já disse várias vezes que não quero”, afirmou Garotinho, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno das eleições presidenciais. “Estou na vida pública há 20 anos e decidi que é hora de dar um tempo para cuidar de alguns assuntos pessoais”.
O PSB é um dos partidos aliados que buscam, junto com PL, PPS, PTB, PDT, PTB e PC do B, uma vaga no ministério de Lula.
Na sexta-feira, o ainda presidente nacional do PT, José Dirceu – ele próprio o nome mais forte para a Casa Civil -, anunciou que 80 por cento dos ministros já estavam escolhidos, acrescentando que as discussões deste sábado seriam fundamentais para a definição dos restantes.
O deputado federal Aloizio Mercadante, que recebeu em outubro a maior votação da história para o Senado Federal, disse neste sábado, ao chegar para o encontro do Diretório Nacional, que Lula só anunciará o ministério quando retornar da viagem aos Estados Unidos e ao México – ou seja, a partir da próxima quinta-feira.
Segundo Mercadante, que acompanhará o presidente eleito na viagem, Lula insiste em divulgar o ministério em bloco. Como as consultas ao PT e aos demais partidos prosseguem, é impossível divulgar nomes neste momento.
José Dirceu, renunciou ao posto de presidente nacional do PT para poder assumir uma pasta no Executivo de Lula.
|