Forças de quatro divisões da Guarda Republicana iraquiana dirigiram-se para uma região ao sul de Bagdá, na quinta-feira, na tentativa de conter o avanço das tropas norte-americanas que se encontram nos arredores da capital, afirmaram autoridades militares dos Estados Unidos.
O Comando Central da coalizão disse que outras duas divisões da Guarda Republicana, que haviam tentado impedir o progresso das tropas norte-americanas em direção à capital, foram esmagadas. O Iraque nega que sua força de elite tenha sofrido grandes baixas.
“As Divisões Bagdá e Medina não são mais forças de combate efetivas”, declarou o capitão Frank Thorp, no Comando Central dos Estados Unidos, no Catar.
“Recebemos informações de que membros de outras quatro divisões estão se dirigindo para o sul. Estamos enfrentando esses elementos, mas ainda não temos nenhuma confrontação direta com divisões inteiras da Guarda Republicana”, observou.
As unidades da Guarda Republicana têm o objetivo de bloquear a passagem de forças norte-americanas, que estão nas cercanias da capital iraquiana, segundo fontes militares da coalizão.
Tais elementos iraquianos pertenceriam à Divisão Mecanizada Hammurabi, disseram as mesmas fontes.
|