O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, garantiu no domingo que seu colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, vencerá as próximas eleições presidenciais sem necessidade de um segundo turno.
O governante venezuelano, que também vai tentar se reeleger em dezembro, se converteu em um forte aliado de Brasília desde à sua chegada ao poder, em 1999.
"Ele (Lula) vai ganhar em 1º de outubro as eleições no Brasil, no primeiro turno, seguro que vai ganhar", disse Chávez, informando que o presidente brasileiro pediu para adiar a inauguração de uma ponte na Venezuela, marcado para o dia da eleição no Brasil, a fim de poder participar. O governo venezuelano prevê inaugurar em outubro uma segunda ponte sobre o rio Orinoco, construída pela brasileira Odebrecht.
Lula lidera com ampla margem de vantagem as pesquisas para as eleições de outubro, que podem levá-lo a mais quatro anos à frente do governo brasileiro.
A campanha eleitoral brasileira tem sido marcada por ataques da opsição a Lula, que responsabilizam o presidente pela corrupção existente no País e pela desaceleração da economia.
Lula, que compartilha algumas idéias socialistas com Chávez, contempla em seu plano de governo reduzir taxas de juros, aumentar os investimentos públicos sem abandonar a disciplina fiscal, ampliar os programas sociais, aumentar o salário mínimo e reconstruir a indústria bélica local em coordenação com os vizinhos sul-americanos.
|