Em pesquisa eleitoral divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Datafolha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria as eleições de outubro em primeiro turno em dois cenários: sem candidato do PMDB e quando o senador Pedro Simon (PMDB-RS) concorre pelo partido. Sem o PMDB, Lula teria 45% dos votos, derrotando Geraldo Alckmin (PSDB-SP), que somou 22% das intenções de votos.A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 24 de maio e foi encomendada pelo Jornal Nacional, que divulgou os dados. O Datafolha ouviu 6.104 eleitores de 258 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro no TSE é 6936/2006.
Na última pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 6 e 7 de abril, Lula aparecia com 43% dos votos e Alckmin, com 23%, sem Anthony Garotinho (PMDB-RJ). Lula havia perdido dois pontos em relação à pesquisa realizada em março e Alckmin, três.
Na pesquisa atual, considerando Anthony Garotinho como o candidato do PMDB, Lula ficaria com 43% dos votos, Alckmin 21%, Garotinho 7%, Heloísa Helena (Psol) com 6%, Roberto Freire (PPS), 2%, Cristovam Buarque (PDT), 1%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, não é possível afirmar se Lula estaria reeleito no primeiro turno.
O ex-presidente Itamar Franco (MG) também aparece em uma das simulações como candidato pelo PMDB. Lula ficaria na frente com 43% contra 21% de Alckmin e 6% de Itamar. Novamente, devido à margem de erro, não é possível afirmar se Lula venceria sem um segundo turno.
O senador Pedro Simon, que surgiu nos últimos dias como mais uma tentativa de setores do partido que defendem um nome da legenda para a disputa, aparece como candidato em uma das simulações da Datafolha. Neste cenário, Lula tem 44% e Alckmin, 22%. Simon detém apenas 2% das intenções de voto.
Num eventual segundo turno entre Lula e Alckmin, o presidente venceria o tucano por 52% a 35%. Em abril, o petista tinha as mesmas intenções de voto, enquanto o ex-governador paulista apontava 37%. Em um segundo turno com Garotinho, Lula venceria com 57% dos votos contra 24% do peemedebista.
Pela manhã, o instituto Sensus divulgou uma pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), que também revelou que Lula poderia vencer já no primeiro turno.
Rejeição
Anthony Garotinho e Enéas (Prona) são os candidatos que lideram o ranking de rejeição. Se o primeiro turno da eleição para presidente fosse hoje, 35% dos eleitores brasileiros não votariam no possível candidato do Prona, e 33% descartariam totalmente o nome Garotinho.
Lula vem a seguir: 27% dos eleitores brasileiros não votariam no petista de forma alguma para presidente hoje. Essa taxa é quase o dobro da registrada por seu principal adversário, Geraldo Alckmin, rejeitado por 14%.
Avaliação do governo Lula
A avaliação do governo Lula não teve alterações: 39% consideram o desempenho do presidente ótimo ou bom, para 37% ele vem sendo regular e para 22% o petista faz um governo ruim ou péssimo. Em abril, 37% consideravam Lula ótimo ou bom, 38% achavam o governo regular e para 23% ele fazia um governo ruim ou péssimo. A nota média atribuída ao governo, em uma escala de zero a dez, é 6,1; em abril, era 6,0.
|