O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) anunciou nesta quarta-feira que vai apresentar emenda ao relatório do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) na CPI dos Correios para apontar a omissão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no episódio do "mensalão". O tucano também leu trechos do relatório, destacando pontos que evidenciariam o envolvimento de integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e do governo Lula com o pagamento de mesada para parlamentares da base governista, o "mensalão"."É preciso deixar explícito que aquele que nega até hoje a existência do "mensalão" o presidente Lula é responsável por ele e se omitiu ao não tomar providências duras", afirmou, segundo a Agência Senado.
Arthur Virgílio observa que o relatório menciona esse envolvimento e faz críticas ao presidente Lula. Segundo o relator, cujas palavras foram reproduzidas pelo tucano, "aqueles que dizem que nada sabem também são responsáveis pelas atitudes dos comandados". Além disso, o relator atesta que o presidente da República tomou conhecimento da denúncia sobre o "mensalão" e pediu ao então ministro-chefe de Relações Instituições, deputado Aldo Rebelo, que tomasse providências.
Os pontos destacados do relatório referem-se à citação textual da existência do "mensalão"; à comprovação de que não houve só "caixa dois", mas a compra de parlamentares da base governista; à acusação de que o dinheiro usado para cooptar esses parlamentares originou-se do desvio de recursos públicos; à existência do "valerioduto", um esquema mafioso produzido pelo PT e pelo empresário Marcos Valério; à demonstração de que o ex-ministro da Casa Civil, o ex-deputado José Dirceu, participou do esquema do "valerioduto"; e à prática de crimes de tráfico de influência, entre outros, por autoridades do governo e petistas.
|