A Microsoft aproveitou o Professional Developers Conference, evento promovido pela própria empresa em Los Angeles, para demonstrar uma edição atualizada do Vista, a próxima versão do sistema operacional Windows. A versão é mais nova do que a beta 1, distribuida para desenvolvedores e profissionais de TI a partir do começo de agosto. A próxima edição do Windows teve a volta de uma barra que fica posicionada do lado direito da área de trabalho, muito similar ao recém-lançado Google Desktop Search 2.0. Pode parecer imitação de concorrente, mas a sidebar havia sido uma das primeiras novidades apresentadas para o Longhorn, nome de projeto do novo sistema operacional - mas, de fato, havia ficado de fora da versão beta 1.
Tal como o Google Desktop Search 2.0, a barra lateral é um painel de informações e controle. Exibe e-mails, contatos do messenger, atalhos para pastas e endereços Web, fotos aleatórias, um relógio estilizado e outros módulos. A principal novidade fica por conta de um leitor de notícias por RSS.
Gadgets
A outra grande novidade que chama a atenção deve aparecer na barra lateral, no Internet Explorer 7 e em outras partes do sistema operacional. Trata-se dos "Gadgets", miniaplicativos muito parecidos com os "Widgets" do Macintosh - e que podem ser adicionados ao Windows por meio de um software chamado Konfabulator, adquirido pelo Yahoo recentemente.
A idéia é permitir que o usuário adicione na sua área de trabalho programinhas que mostram notícias, fotos, previsão do tempo, informações sobre o computador e outros. A Microsoft, inclusive, já inaugurou um site de Gadgets. O endereço é microsoftgadgets.com.
|