Os paulistanos avaliaram o início de governo do prefeito José Serra (PSDB) como o pior desde a gestão de Jânio Quadros, perdendo para Luiza Erundina (PSB), Paulo Maluf (PP), Celso Pitta (sem partido) e Marta Suplicy (PT), segundo a pesquisa Datafolha divulgada neste domingo no jornal Folha de S.Paulo.
A insatisfação com Serra se traduz no seguinte dado, captado pela pesquisa: se a eleição fosse hoje, a petista Marta, derrotada pelo tucano no segundo turno da eleição de 2004 por 54,8% a 45,1% dos votos válidos, seria reeleita, derrotando Serra por 50% a 38%.
A pesquisa indica que 69% dos eleitores de Serra manteriam seu voto, mas 18%, agora, optariam pela adversária que ele derrotou; 9% votariam em branco ou nulo. A fidelidade a Marta é de 90% de seus eleitores; 5% votariam em Serra numa nova eleição e os 3% restantes anulariam ou votariam em branco.
De acordo com o Datafolha, o perfil do eleitorado do tucano, hoje, seria o mesmo do que o elegeu em 2004: ele tem mais apoio à medida que avançam a escolaridade e a renda do entrevistado.
Avaliação
Entre os 1.624 paulistanos ouvidos pela pesquisa, o desempenho do atual prefeito foi considerado ruim ou péssimo por 37%, regular por 35% e ótimo ou bom por 20%. A pesquisa refere-se aos cem primeiros dias do governo tucano em São Paulo.
Um dado curioso, apontado pela Folha: mesmo entre os paulistanos que avaliam a gestão de Serra como boa ou ótima, 16% trocariam de voto agora e elegeriam Marta.
De acordo com a Folha, a ex-prefeita teve uma avaliação positiva nos três primeiros meses de sua gestão, completados em 2001: na ocasião, 14% dos entrevistados disseram que sua administração era ruim.
Entre os fatos que abalaram a popularidade de Serra estão o aumento da tarifa de ônibus, de R$ 1,70 para R$ 2; os cortes de luz nos prédios municipais pela falta do pagamento de contas da AES Eletropaulo; e também a disputa entre a prefeitura e os perueiros, que transformou o Viaduto do Chá, onde fica o gabinete de Serra, num campo de guerra, em 16 de março.
Imagem pessoal
Segundo a pesquisa Datafolha, a imagem pessoal de Serra tem altos e baixos. Para 54% da população, ele é um homem humilde; simpático para 62%; moderno para 60%; decidido para 54%; muito inteligente para 77% e democrático para 54%.
No entanto, 59% dos paulistanos acham que Serra trabalha pouco, contra 37% que acreditam que ele trabalha muito. E 47% acham que Serra é falso, virtual empate com os que acreditam que ele é sincero (48%).
No começo de sua gestão, Marta era considerada sincera por 71% dos paulistano. Para 59%, ela trabalhava muito.
|