Santo André, 13 de junho de 2018 – A Prefeitura de Santo André, por meio do programa Qualisaúde, em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), realizou nesta quarta-feira (13) a primeira rodada de palestras do Simpósio Regional de Doenças Raras. A capacitação é destinada aos profissionais da saúde do ABC e termina nesta quinta-feira (14).
“Meu raciocínio como prefeito sempre foi promover a saúde e não se faz saúde sem informação. Se conseguirmos identificar rápido se uma pessoa tem doença rara, será possível garantir uma melhor eficiência no tratamento. Por isso tivemos a iniciativa de realizar esse simpósio", afirmou o prefeito Paulo Serra. As atividades acontecem no anfiteatro David Uip, no campus universitário da FMABC, e devem receber cerca de 300 pessoas nos dois dias.
O objetivo do simpósio é contextualizar os profissionais de saúde, principalmente médicos e enfermeiros, sobre o escopo de atuação do ambulatório de doenças raras, como identificar esses pacientes fazendo o diagnóstico precoce e como conduzir o encaminhamento. Entre os temas ministrados estão “Sinais de alerta em genética”, “Quando pensar em erros inatos do metabolismo” e “Quem sofre de baixa imunidade”.
“É importante qualificar e humanizar o atendimento médico para o diagnóstico e tratamento destas patologias raras. Conceito que rege as ações do Qualisaúde, programa que está imprimindo um novo padrão de atendimento na rede municipal. Vamos continuar avançando para que a cidade permaneça como destaque com políticas públicas de qualidade nesta área”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
Há dois anos, Santo André foi habilitada como serviço de referência no tratamento de doenças raras, através do Ambulatório de Especialidades da FMABC. No início de 2017, foi inaugurado o primeiro Centro de Referência de Doenças Raras do Estado de São Paulo, na Faculdade de Medicina do ABC. O atendimento é gratuito e busca oferecer consultas com diversos especialistas, exames específicos e trabalho multidisciplinar para pacientes com doenças raras. Em abril deste ano foram disponibilizadas vagas para os demais municípios do ABC.
“A habilitação do serviço de doenças raras no município de Santo André é verdadeiramente um divisor de águas. Antes dessa habilitação os usuários que possuíam doenças raras na região não tinham uma atenção adequada, nem mesmo um lugar para realizar os seus tratamentos no SUS, a partir de agora os usuários serão atendidos por especialistas de qualidade e de forma humanizada”, completou o secretário de saúde, Márcio Chaves.
A Faculdade de Medicina do ABC fica na avenida Lauro Gomes, 2.000, Vila Sacadura Cabral, em Santo André. Mais informações pelo telefone 4433-2846.