O presidente interino Michel Temer, PMDB, nomeou Vanessa Damo, ex-deputada estadual cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Agora, sem mandato, foi escolhida pelo presidente em exercício, Michel Temer, para ocupar o cargo de superintendente do Ibama em São Paulo, com salário de R$ 17,5 mil (Portal da Transparência do governo federal). O salário será inferior ao que recebia como deputada estadual (R$25,3 mil), mas a manterá em evidência para uma próxima eleição.
O nome de Vanessa Damo ainda não aparece no site oficial do Ibama como nova superintendente do órgão no estado de São Paulo até hoje, 20. O Ibama é subordinado ao Ministério do Meio Ambiente, que é comandado por Sarney Filho do PV.
“Fico muito honrada pelo convite do Presidente Michel Temer para assumir um cargo de grande relevância no Governo Federal. Tenho especialização técnica na área, pois possuo MBA Internacional em Gestão Ambiental e atuei como parlamentar com projetos de grande relevância na área do meio-ambiente. Pela primeira vez na minha vida pública, vou poder exercer um cargo executivo. Me sinto muito preparada e motivada para este novo desafio. Sei que vou dar o melhor de mim para desenvolver um grande trabalho frente ao IBAMA e honrar a escolha do presidente Michel Temer, que mais uma vez, valoriza a região do Grande ABC com sua sensibilidade, respeito e espírito público”, diz Vanessa Damo por meio da assessoria.
Perda do mandato
Vanessa Damo foi cassada da cadeira de deputada estadual em maio deste ano, depois de ter sido condenada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Eleita em 2014 para o terceiro mandato na Assembleia Legislativa, foi declarada inelegível, ficando impedida de se candidatar a qualquer cargo público até 2020. Vanessa, de acordo com o processo que levou à cassação de seu mandato, teria sido a responsável pela distribuição de um jornal apócrifo (sem autor identificado), durante a campanha de 2012, onde acusava Donisete Braga (PT), que foi adversário no segundo turno, de participação na morte do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel.
Em março desse ano, a ex-deputada desistiu de ser candidata a prefeita de Mauá e declarou apoio ao pré-candidato Átila Jacomussi, PSB. Seu marido e presidente do PMDB de Mauá, Júnior Orosco, será o vice de Jacomussi.
|