Orlando Morando e Alex Manente seguem empatados na disputa para prefeito de São Bernardo

 

ABCD - 06/05/2016 - 21:40:11

 

Orlando Morando e Alex Manente seguem empatados na disputa para prefeito de São Bernardo

 

Da Redação .

Foto(s): Montagem

 

Orlando Morando, PSDB, e Alex Manente, PPS

Orlando Morando, PSDB, e Alex Manente, PPS

Faltando pouco mais de quatro meses para as eleições municipais de 2016 que irá determinar quem será o comandante do executivo em São Bernardo, os principais candidatos, do PSDB e PPS, polarizam a disputa.

Alex Manente, PPS, e Orlando Morando, PSDB, continuam em empate técnico em nova pesquisa apresentada ontem pela Jovem Pan e pelo Instituto Paraná Pesquisas (íntegra do relatório).

Primeiro Turno - Cenários

O Instituto apresentou dois cenários distintos para o primeiro turno, o primeiro com a presença de Maurício Soares, PHS, e o segundo sem a presença do ex-prefeito de São Bernardo. Não foi realizado nenhum levantamento para o eventual caso de um segundo turno.

Eleições 2016

Fonte: Paraná Pesquisas - 06/05/2016 - registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-01579/2016

No primeiro cenário, com a presença de Maurício Soares, Alex Manente aparece com 31,3% das intenções de voto, contra 25,8% de Orlando Morando. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos porcentuais para cima ou para baixo e, com isso, ambos estão tecnicamente empatados, já que Alex pode variar de 27,3% a 35,3%, enquanto o Orlando encontra-se na faixa de 21,8% a 29,8%. Maurício Soares, PHS, aparece com 8,6% das intenções de voto, enquanto Secoli, PT, aparece com 6,3%. O ex-vereador Aldo Santos, PSOL, tem 4,8%, o vereador Marcelo Lima, que deixou o PPS e foi para o SDD, chega a 3,4% e o secretário-adjunto de Cultura, Evandro de Lima, PTdoB, finaliza o primeiro cenário com 0,8% da preferência dos eleitores. Os que não votariam em nenhum dos pré-candidatos chegam a 11,9% e os indecisos 7,2%.

Eleições 2016

Fonte: Paraná Pesquisas - 06/05/2016 - registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-01579/2016

No segundo cenário, sem a presença de Maurício Soares, PHS, Alex Manente, PPS, aparece com 34,5% da preferência, contra 27,8% de Orlando Morando, PSDB. Secoli, PT, chega a 7,7%, enquanto Marcelo Lima vai para 5,6%. Os que não votariam em nenhum dos pré-candidatos sobe para 14,7% e os indecisos também crescem, desta vez para 9,7%. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos porcentuais para cima ou para baixo e, com isso, ambos estão tecnicamente empatados, já que Alex pode variar de 30,5% a 38,5%, enquanto o Orlando encontra-se na faixa de 24,8% a 31,8%.

Maurício Soares, PHS, como outros pesos pesados na política de São Bernardo, como Walter Tavares e Martins Martins, foram para o PHS, por onde concorreram para vereadores na disputa de 2016. Já é de conhecimento geral que o PHS caminhará junto com o PSDB nas eleições municipais desse ano, porém, na pesquisa, isso não foi levado em consideração.

Avaliação dos Governos Municipal, Estadual e Federal

A pesquisa apresentada ontem, 6, mostra ainda que 37,2% dos entrevistados aprovam o governo Marinho, PT, e para 22,2% o apoio do petista a um candidato aumentaria a possibilidade de votar nele, porém, 57,3% reprovam a gestão petista de Luiz Marinho e para 36,9% o apoio do atual prefeito a qualquer um dos pré-candidatos diminuiria a possibilidade de votar nele.

Com relação à gestão do governador Geraldo Alckmin, PSDB, é aprovada por 27% dos entrevistados e, para 14,4%, o apoio do tucano a um pré-candidato aumentaria a possibilidade de votar nele, entretanto, 69,5% reprovam a gestão de Alckmin e, para 38,8% dos entrevistados, seu apoio a um pré-candidato diminuiria a possibilidade de votar nele.

Com relação à gestão da presidente Dilma Rousseff, PT, é desaprovada por 76,4% dos entrevistados. Para efeito de apoio, o nome de Dilma Rousseff não foi apresentado, mas em seu lugar foi utilizado o nome do ex-presidente Lula, morador da cidade, e, para 13,8%, o apoio do petista a um pré-candidato aumentaria a possibilidade de votar nele, entretanto, para 51,9% dos entrevistados, seu apoio a um pré-candidato diminuiria a possibilidade de votar nele.

Eleições 2016

Fonte: Paraná Pesquisas - 06/05/2016 - registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-01579/2016

Conhecimento - 'Recall'

Tanto Alex como Orlando são conhecidos dos eleitores e possuem 'recall' superior a 95,5%. Enquanto isso, Secoli e Marcelo Lima não superam a casa dos 50% de conhecimento por parte dos eleitores.

Quem Luiz Marinho deverá apoiar?

Para 12,2% dos entrevistados, o atual prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, PT, deverá apoiar Alex Manente, PPS. Na memória da população ainda reside o apoio de Alex a Marinho no segundo turno de 2008 e de ter participado da primeira gestão do petista após aquelas eleições.

Secoli, PT, candidato da 'máquina', indicado para o pleito de 2016 pelo prefeito, atinge meros 5,8%, o que reflete o baixo conhecimento de seu nome como visto anteriormente.

Os principais problemas de São Bernardo

Os entrevistados apontam a saúde, 31,6%, e a educação, 20,5%, como os principais problemas que deverão ser enfrentados pelo próximo prefeito. Desemprego, segurança e corrupção aparecem praticamente empatados, com cerca de 10% cada um.

Rejeição

Alex e Orlando aparecem empatados tecnicamente também neste item. Orlando aponta com 17,3%, ou seja, entre 13,3% a 21,3%, enquanto Alex aparece com 13%, ou seja, entre 9% a 17% de rejeição.

Maurício Soares surge com 20,2%, ou seja, entre 16,2% a 24,2% de índice de rejeição.

Exposição na mídia

Devido ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, Alex manente, PPS, esteve mais presente na mídia o que pode ter alavancado, pela alta exposição durante sua participação na comissão da Câmara que avaliou a admissibilidade para o impeachment da presidente, seu 'recall' e consequente aumento na intenção de votos. Novas pesquisas poderão avaliar se esse fato influenciou ou não nos resultados desse levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisa.

A pesquisa do Paraná Pesquisas foi realizada entre os dias 2 e 4 de maio com 640 eleitores, grau de confiança de 95% e margem de erro de quatro pontos porcentuais e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-01579/2016. O Instituto Paraná Pesquisas é filiado à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) desde 2003.


Leia a Íntegra da Pesquisa  (Link Alternativo)

 



Links
Vídeo