O deputado estadual Orlando Morando, juntamente com o governador Geraldo Alckmin e o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, acompanharam a incineração de aproximadamente 1,1 tonelada de drogas e materiais, na manhã desta sexta-feira (15/05), em um forno no bairro Sertãozinho, em Mauá. Os entorpecentes são resultado de apreensões do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc).
Foram incinerados 215 kg de cocaína, 745 kg de maconha, cerca de 50 litros de substâncias como lança-perfume e éter, remédios controlados, além de objetos utilizados na preparação de drogas.
Foram investidos R$ 18.150,00 no processo de destruição dos entorpecentes – R$16,50 por quilo. Antes de incinerar as substâncias a empresa vencedora da licitação, Boa Hora Central de Tratamento de Resíduos LTDA, acrescentará pó de serragem para inutilizar o material e retirar seu potencial inflamável.
O procedimento também foi acompanhado pelo diretor do Denarc, Ruy Ferraz Fontes, peritos do Instituto de Criminalistica (IC), promotor de Justiça e técnicos da Vigilância Sanitária. Em abril já haviam sido destruídas 2,5 toneladas de maconha apreendidas pelo Denarc ao longo de operações.