NOTA OFICIAL
O senador José Serra defende o enxugamento da Petrobrás como estratégia de recuperação da empresa. Para ele, a Petrobrás diversificou em excesso suas atividades, produzindo até fios têxteis. Com 300 mil funcionários terceirizados, a empresa tornou-se inadministrável, dando lugar a erros graves de estratégia empresarial e ao avanço devastador das práticas de corrupção. Para Serra, a Petrobrás deveria se concentrar mais na atividade que é sua razão de existir: prospecção e extração de petróleo. Nas outras áreas poderia procurar sócios – como o próprio Banco do Brasil o fez na área de cartões de crédito e de seguros – ou simplesmente vender ativos.
“A Petrobras foi vítima de uma programação de investimentos maluca, superinvestimentos que ela não tinha como aguentar. Em qualquer circunstância, mesmo que não tivesse o Petrolão, estaria em dificuldade”, afirma o senador.
Os blogs sujos de sempre espalharam uma visão distorcida da entrevista de Serra. O que não terão agora são palavras para comentar a decisão da Petrobrás, recém anunciada, de promover a venda de ativos no valor de 13,7 bilhões de dólares nos próximos dois anos e de corte de investimentos, neste ano, de em até 30 bilhões de reais.
|