Em São Bernardo, a Prefeitura encontrou nas parcerias com a comunidade e as empresas um importante caminho para contribuir com o Estado na tarefa da segurança pública. Exemplo desse esforço conjunto é a construção da nova sede da 2ª Companhia da Polícia Militar no Bairro Taboão. Orçada em R$ 293 mil, a obra deverá ser entregue em agosto, beneficiando cerca de 120 mil pessoas. Pelo acordo firmado, a Prefeitura cedeu o terreno e um grupo de empresários os recursos para o empreendimento.
Segundo o coordenador de Assuntos Comunitários da Prefeitura, Ademir Silvestre, a transferência da 2ª Companhia, do Parque Santo Antônio (Rua Heitor Vila Lobos) para o Taboão, vai acabar com o problema de localização da base, que possui saída apenas para a Via Anchieta, em sentido único. Para deixar o local, as viaturas têm de se deslocar cerca de 5 quilômetros para acessar as principais vias da cidade. “Pedimos autorização da Secretaria de Segurança Pública para a mudança e obtivemos sinal verde. A nova sede dará à PM melhores condições de trabalho, e o atendimento às ocorrências será mais rápido”.
Com a instalação da base na Avenida Taboão (esquina com as ruas Vital Brasil e Luiz Feriani), a PM terá acesso rápido à Vila Livieiro (São Paulo), à favela Caixote em Pé (Diadema), e aos bairros Paulicéia, Jordanópolis e Rudge Ramos, que estão sob jurisdição da 2ª Companhia.
De acordo com o presidente da Comissão de Obras da 2ª Companhia, Orlando Peixoto, a escolha do terreno foi estratégica. “Aqui é rota de fuga de assaltantes. Além disso, a delegacia do bairro não faz plantão no fim de semana. Fecha na sexta-feira à noite e só reabre na segunda-feira, às 8 horas da manhã”.
“A instalação de quartéis em pontos estratégicos aumenta a prevenção. Esse é o papel da Polícia Militar”, aponta o presidente do Conseg (Conselho e Segurança de Segurança Comunitária), Paulo Nishikawa. O efetivo da corporação na área será de cerca de 120 policiais.
O novo prédio, composto por dois pavimentos, terá 707m² de área construída, sala de aula, alojamentos, vestiários masculino e feminino, setor administrativo, espaço para ginástica, hall e recepção. O local abrigará ainda uma base de segurança comunitária.
Moradores e comerciantes do Taboão mal conseguem disfarçar o entusiasmo. “A parceria devia servir de modelo para outras cidades. O Estado não consegue desempenhar a tarefa da segurança sozinho”, opina comerciante Manuel Rodrigues de Almeida. “Há muitos assaltos e roubo de veículos aqui no bairro. A vinda da 2ª Companhia será um préstimo valioso”, completa a professora Leonilda de Jesus Gonçalves.
O comandante do 6º Batalhão da PM, major Ronaldo Ribeiro dos Santos, também aprova a mudança da 2ª Companhia para o Taboão. “De fato a atual sede está numa área de difícil acesso. A mudança trará bons resultados”. São Bernardo foi a primeira cidade no ABC paulista a estabelecer parcerias com a comunidade na área da segurança. Tal iniciativa já resultou na construção de outras duas Companhias da PM, no Nova Petrópolis e no Parque dos Pássaros, além de sete bases comunitárias. Também nesses casos a Prefeitura cedeu a área e a comunidade bancou a obra.
|