O deputado estadual Orlando Morando prestigiou a palestra do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, realizada nesta segunda-feira (17/02), no Buffet Estação Jardim, em Santo André, no ABC Paulista. A palestra, que contou com a participação de empresários, políticos e lideranças da sociedade civil, durou 40 minutos e ele respondeu perguntas durante mais meia hora.
FHC passou para Orlando Morando e toda plateia sua experiência de governar o Brasil por dois mandatos (1995 a 1998 e 1999 a 2002). “Foi dele a responsabilidade de estabilizar a economia brasileira com o Plano Real. A formulação do projeto foi feita em 1994, quando ainda era ministro da Fazenda”, afirmou Morando.
Por conta do sucesso da nova moeda, Fernando Henrique conseguiu eliminar restrições ao capital estrangeiro e mudar a política cambial. A resposta do mercado veio ainda no primeiro mandato e o Grande ABC foi um dos grandes beneficiados.
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso criticou a maneira com que o poder público (União, Estados e Municípios) conduz os rumos administrativos do País. “A máquina pública rende cada vez menos”, disse o ex-presidente.
FHC apontou que a tímida evolução de programas e ações públicas é causada em parte pelo número de partidos e ministérios existentes hoje. “São 30 partidos e 39 ministérios. Não funciona. São blocos que consomem o País por seus interesses”, disse.
O ex-chefe da Nação disse ainda que houve crescimento rápido da economia do país , mas o Estado ficou aquém. Porém, afirmou que “ainda dá tempo” de buscar o desenvolvimento necessário para consolidar o País e evitar defasagem de infraestrutura. Sobre o Grande ABC, frisou que a região tem futuro, pois é promissora na área de conhecimento tecnológico.