Pesquisas realizadas pelo Ibope e pelo Datafolha apontam que a atual presidente Dilma, PT, teria uma grande vantagem sobre seus prováveis oponentes em 2014. As pesquisas, ainda, apontam que se a eleição fosse hoje, Dilma ganharia em primeiro turno.
Datafolha: Dilma amplia vantagem e venceria eleição no 1º turno
Segundo a mais nova pesquisa do Datafolha sobre as intenções de voto para Presidência da República de 2014, a presidente Dilma Rousseff lidera com folga a disputa e venceria o pleito já no 1º turno. Se a eleição fosse hoje, a petista teria 58% dos votos, seguida pela ex-senadora e ex-ministra Marina Silva, que tem 16 % e ainda corre contra o tempo para criar seu novo partido, chamado Rede Sustentabilidade.
O senador tucano Aécio Neves tem 10% das intenções de voto, enquanto Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco, tem 6%. Os votos brancos e nulos somaram 6%, e 3% disseram não saber em quem votar.
Na pesquisa anterior, realizada em dezembro do ano passado, Dilma Rousseff tinha 54%, Marina Silva contava com 18%, Aécio Neves somava 12% e Eduardo Campos, por sua vez, tinha 4% das intenções de voto.
A pesquisa, publicada neste sábado pelo jornal Folha de S.Paulo, foi realizada entre os dias 20 e 21 de março e ouviu 2.653 pessoas em 166 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Ibope: Dilma alcança índice inédito entre candidatos à reeleição
De acordo com uma pesquisa nacional do Ibope, a presidente Dilma Rousseff seria reeleita com tranquilidade, no primeiro turno, para mais um mandato como presidente da República, independente do adversário. A petista tem entre 53% a 60% das intenções de voto, seguida de Marina Silva - que ainda tenta criar seu novo partido, a Rede Sustentabilidade -, com 8% e 13%, Aécio Neves (PSDB), de 7% a 9%, e Eduardo Campos (PSB), que tem de 2% a 3%.
O eleitorado espontâneo, quando a pesquisa é feita sem que o entrevistador mostre ou diga o nome dos possíveis candidatos, de Dilma (35%) é três vezes maior do que os outros oponentes juntos. Mesmo no pior cenário, com sete adversários, a atual ocupante do Palácio do Planalto teria 53% dos votos, segundo a pesquisa.
Quando foram reeileitos, Fernando Henrique Cardoso e Lula só chegaram a essa taxa depois do início da propaganda eleitoral na televisão. Os dados apontam, assim, que Dilma é candidata à reeleição mais precocemente bem-sucedida entre os presidentes brasileiros.
Além disso, a presidente é a única entre os presidenciáveis com potencial de voto positivo, ou seja, tem mais eleitores que admitem votar nela do que os que nunca votariam na sucessora de Lula da Presidência.
A pesquisa do Ibope, feita em parceria com o jornal O Estado de S.Paulo e publicada neste sábado, entrevistou 2.002 eleitores em 142 municípios do Brasil, e foi realizada entre os dias 14 e 18 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.