Ave Lula! “Deus” ou “rei”?

 

Opinião - 18/09/2012 - 15:05:02

 

Ave Lula! “Deus” ou “rei”?

 

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves * .

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)

 

Dois episódios dos últimos dias demonstram o vale-tudo em que se transformaram as campanhas eleitorais, especialmente nas grandes praças. Premiada com o Ministério da Cultura após engajar-se à campanha do petista Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy diz que “Lula é um deus”. E o próprio PT distribui a fotografia de Lula, na campanha, em Salvador (BA), tendo na cabeça uma coroa de rei. Imagens que até podem servir para o fomento da contenda eleitoral, mas respingam na imagem do chefe de Estado que deixou o governo bem avaliado, segundo atestam os institutos de pesquisa.

Queiram ou não seus adversários, Lula é personalidade mundial. É forte a sua história de retirante com fome que, com toda dificuldade, se transformou em operário e ousou enfrentar a ditadura, emergindo com o sindicalismo e como político. Os dois mandatos de presidente, cumpridos na mesma linha do antecessor e adversário FHC, acrescido de mais tempero social, lhe deram boa avaliação e a condição de eleger a sucessora, primeira mulher a governar o país sem nunca antes ter ocupado cargo eletivo.

A trajetória da miséria aos palácios, somada ao carisma, fazem de Lula o grande talismã do PT que, agora o está utilizando de forma imediatista e temerária. Mesmo com toda sua historia, o ex-presidente é apenas uma liderança política, jamais um “deus” e nem um “rei”. E, mesmo que fosse rei, isso em nada o favoreceria, pois a monarquia é algo extinto em nosso país há 123 anos – no advento da República – e rejeitado pelo povo brasileiro no plebiscito de 1993, sobre forma de governo. Rei no Brasil de hoje, só os de convenção social positiva ou negativa, tais como “rei do gado”, rei da soja”, “rei da noite”, “rei da boca”, etc...

Paralelamente às afirmações acima, noticia-se que o ex-presidente é acusado pelo já condenado réu Marcos Valério de ser o chefe do mensalão, ora em julgamento no Supremo Tribunal Federal. Dias atrás, seu indiciamento foi pedido pelo advogado de um dos réus e negado pela corte por extemporaneidade. Agora começam os julgamentos dos membros do PT e do governo Lula (José Dirceu, José Genoino e Delúbio Socares), que também deverão gerar tensões e repercussões políticas.

Lula, por toda sua trajetória e, principalmente, por seu recente problema de saúde, deveria ser preservado e ter sua individualidade mais respeitada e preservada. A simples vinculação de sua imagem às candidaturas já é um importante apoio. O PT, os amigos e até a família precisam entender que o Lula de hoje não é mais aquele da época do chão de fábrica e os tempos também são outros. E que certos comportamentos e arroubos, em vez de favorecer, poderão transformar sua imagem numa espalhafatosa caricatura circense.

* Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) aspomilpm@terra.com.br

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo