O improvável, ou quase, tornou a virada na cena política de São Bernardo, algo a ser analisado e, cuidadosamente, avaliado.
O PTB de Frank Aguiar, o forrozeiro que, nas eleições de 2008, foi peça chave para transferir imagem popular ao desconhecido ex-ministro Luiz Marinho, nas regiões mais populares da cidade, levou um "passa-moleque" da trupe política ligada a Luiz Marinho e, sai vencedor, o vice-presidente, Michael Temer, que, apesar de tentarem desdizer, foi o verdadeiro mentor da indicação de Tunico Vieira, PMDB, à condição de vice de Luiz Marinho nas eleições municipais de 2012.
Publicamente, o petista Luiz Marinho, valorizava a condição de vice de Frank e a sua ligação com o PTB, mas nos bastidores, alguns dizem que Luiz Marinho pretendia uma troca que desse maior visibilidade à sua campanha de reeleição. O desempenho nas eleições de 2010 de Frank na candidatura à deputado federal, dizem ter redirecionado os interesses do alcaide de São Bernardo.
Então a valorização de Frank, do PTB, era mera peça teatral, enquanto nos bastidores buscava-se uma situação mais confortável. Dizia-se, alguns meses atrás, plantado como balão de ensaio pelo grupo petista, a eventual candidatura à vice da esposa de Lula (Marisa), levando a crer que a ideia ultrapassada de alguns marketeiros, de que seria positivo ter uma mulher na condição de vice. Luiz Marinho, ao que se sabe, buscava uma interação maior com a classe média e tradicional da cidade, espaço que, em 2008, era dominado por Orlando Morando, PSDB, e Alex Manente, PPS.
Como Alex, PPS, articulado pelo mentor William Dib, deputado federal pelo PSDB e ex-prefeito da cidade, manteve sua candidatura e tem como aliado Admir Ferro, PSDB, Luiz Marinho iria sofrer do mesmo mal novamente, perdendo espaço no seguimento que agrega a classe média e as famílias tradicionais na cidade.
Surge Michel Temer, PMDB, vice-presidente da república, e de ascensão conhecida sobre seu pupilo Tunico Vieira, vereador e que enveredou na postura de vice em chapa petista que teve Vicentinho, PT, como candidato majoritário em 2004. Na eleição de 2008, Tunico formava frente contra Luiz Marinho, ao lado de Orlando Morando, PSDB.
Luiz Marinho posicionou-se de forma peculiar à política regional, mas pode ter criado dissabores que irão se refletir nas urnas em outubro. Campos Machado, PTB, cacique que não gostou da decisão tomada que relegou Frank Aguiar ao limbo, ameaçou lançar candidatura própria com o próprio Frank encabeçando a chapa. Essa ocorrência poderia trazer grandes problemas para o candidato à reeleição petista, dado que ter seu parceiro como rival poderá rachar parte de seu eleitorado popular.
Aguarda-se, entretanto, uma cartada ainda em aberto do próprio Lula, que tentaria apasiguar os ânimos com um eventual acerto de arestas entre o PTB e o PT de São Bernardo, com uma passagem de aval pelo PTB nacional e estadual, aliados no PT na esfera nacional.
|