A francesa Peugeot aposta no segmento de entrada no mercado brasileiro. Mas também quer reforçar sua imagem de "marca premium" por aqui. Tanto que lançou, nesta quarta-feira, em Campos do Jordão, o novo sedã de luxo 508. O concorrente de Hyundai Azera e Sonata, Kia Optima, Mercedes Classe C, Volkswagen Passat, Citroën C5 e BMW Série 3 chega às concessionárias da marca por RS 119.900. A intenção não é fazer volume, logo, a Peugeot espera comercializar entre 30 e 40 unidades por mês.
Na rodovia Carvalho Pinto, que liga a cidade de São Paulo a Campos do Jordão, o 508 foi posto à prova. O motor THP 1.6 l de 165 cavalos de potência mostra seu vigor nas arrancadas e retomadas. Nos trechos íngrimes, na serra, a unidade de força também não deixa a desejar e empurra com vontade o sedã. Durante o percurso é possível notar ainda que o modelo é bom de curva e não descola do chão mesmo em manobras mais "intensas". A suspensão - mesmo não adaptada ao asfalto brasileiro - é confortável e quase não repassa os desníveis da estrada para o habitáculo. O velocímetro chega aos 150 km/h e a comunicação entre rodas e volante continua precisa. O isolamento acústico do modelo é outro ponto de destaque. Tanto que o barulho de rodagem não invade a cabine mesmo em altas velocidades.
Por dentro, sobra espaço para motorista e passageiro. Tudo por conta dos 2,81 m de entre-eixos. No banco traseiro, há espaço para cabeça e joelhos dos passageiros. O caimento da terceira coluna não atrapalha nem pessoas de alta estatura. Ainda no interior, os materiais utilizados no acabamento do modelo aparentam boa qualidade, e é possível notar a presença de couro, aço escovado e plástico no estilo "black piano". O painel ainda é revestido em material "soft-touch".
Um dos grandes trunfos da marca francesa contra os rivais é em relação à tecnologia embarcada do 508. O modelo chega com oito airbags de série, freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, assistente de frenagem de emergência, sistema de partida em aclive, sistema multimídia com GPS integrado, tela de LDC de sete polegadas embutida no painel central, sistema "Head-Up Display" - um display de acrílico localizado perto do para-brisas, que exibe a velocidade digital e informações do GPS, projetadas virtualmente -, ar-condicionado automático com quatro zonas, assentos dianteiros reguláveis eletronicamente, teto solar, freio de estacionamento elétrico automático, entre outros.
O 508 é produzido nas fábricas da marca em Rennes, na França, e em Wuhan, na China. Na Europa, o sedã tem motores a diesel e gasolina de 1.6 l, 2.0 l e 2.2 l, com potências que variam entre 112, 140, 163 e 204 cavalos. Por aqui, a fabricante só confirma a chegada de uma única versão de motorização, configuração e acabamento. O 508 tem uma versão station wagon na Europa, mas a vinda dela é nula para o mercado brasileiro. A justificativa da montadora do leão é que o nicho de compradores no qual o 508 se encaixa é composto por sedãs.
|