O deputado estadual Orlando Morando foi homenageado pelos trabalhadores, através da União Sindical dos Trabalhadores, no último sábado (26/05), na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo. O evento, que homenageou 64 trabalhadores de diversos setores, faz parte das comemorações do Dia Internacional do Trabalho.
Orlando Morando teve o seu trabalho reconhecido pelos trabalhadores devido a iniciativa de apresentar e aprovar a Emenda à Constituição, que veda a nomeação em cargos públicos dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), de pessoas inelegíveis nos termos da Lei Ficha Limpa, o Conselho Nacional de Justiça fez uma proposta de resolução que estende para todos os tribunais do País a proibição de designação de pessoas atingidas pela Lei da Ficha Limpa para funções ou cargos de confiança.
O intuito do deputado foi impedir que pessoas que tiveram condenações por improbidade administrativa voltem a ocupar cargos públicos mesmo que temporariamente. Entretanto, para Morando, o respeito à ética não pode ser considerado atributo de um único poder, mas deve ser um elemento norteador de toda a atividade do poder público, ou seja, dos três Poderes do Estado.
“Precisamos estar em sintonia com a vontade popular. Se quem elege e os trabalhadores comuns precisam ter a ficha limpa, aqueles que são indicados pelos eleitos também devem ter”, explicou o deputado Orlando Morando.
Segundo o presidente da UST de São Bernardo e diretor estadual, Enivan Gomes, a homenagem ao deputado Orlando Morando foi uma forma de reconhecimento por sua luta como importante liderança da região e pelos relevantes serviços prestados em defesa dos trabalhadores.