Poderia ter sido mais um episódio da crise que assolava o São Paulo: a Ponte Preta abriu o placar com um golaço de Somália e, por ter vencido a primeira partida por 1 a 0, teria que sofrer mais três gols para ser eliminado. Mas o time do Morumbi conseguiu fazer exatamente o que precisava, venceu por 3 a 1 e avançou para as quartas de final da Copa do Brasil. Com gols de Casemiro, Lucas e Luís Fabiano, o São Paulo se classificou para enfrentar o Goiás na próxima fase de uma competição que nunca foi conquistada pela equipe.
Com três atacantes, o São Paulo tentou adiantar a marcação no começo do jogo. Isso até resultou em mais posse de bola para o time do Morumbi, mas quer marcou primeiro foi a Ponte. E foi um golaço: aos 12min, Cicinho "chamou Edson Silva para dançar" na ponta esquerda e acertou um cruzamento nos pés de Somália. O volante ex-Botafogo arriscou de primeira e mandou a bola no ângulo oposto.
Mesmo depois do gol, o jogo não mudou. O São Paulo continuou a tocar a bola com qualidade, mas de forma lenta, sem levar perigo. Goleiro da Ponte, Bruno Fuso só teve dificuldade pela primeira vez aos 23min, quando se esticou para defender um chute rasteiro de Luís Fabiano, de fora da área. Outra boa oportunidade veio em uma jogada de bola parada, aos 31min, quando Edson Silva cabeceou perto do gol, mas para fora.
Como costuma fazer, a Ponte apostava em contra-ataques e acertou um aos 33min. Cicinho abriu pela direita e tocou para Renato Cajá na entrada da área. O chute dele foi perigoso, passou perto do travessão, mas não alterou o placar. E o time de Campinas acabou pagando por isso na seuqência: aos 38min, após cobrança de falta pela direita, Cícero desviou e Casemiro apareceu na segunda trave para empurrar a bola para o gol.
A Ponte foi abalada pelo gol sofrido e cometeu um erro fatal apenas três minutos depois: após chutão do São Paulo para a área, o goleiro Bruno Fuso e o zagueiro improvisado Willian Magrão demoraram para afastar uma bola morta perto da área. Lucas apareceu rapidamente, se livrou dos dois na velocidade e finalizou com o gol aberto. O ambiente favorável para a Ponte acabou, enquanto no São Paulo os jogadores foram para o vestiário animados.
Por isso o segundo tempo começou com o São Paulo dominando a partida de novo. Agora com Jadson no lugar de Fernandinho, o time mudou o esquema tático para o tradicional 4-4-2 e deu certo: aos 21min, Luís Fabiano recebeu a bola de costas para o gol, mas virou rapidamente e finalizou com eficiência. Depois disso, a Ponte mostrou que não tinha nada mais a apresentar além do contra-ataque, mas ainda assim conseguiu fazer um gol nos acréscimos: impedido, Renato Cajá balançou as redes, mas o lance foi anulado e a classificação são-paulina ficou decretada.
Ficha técnica
SÃO PAULO 3 x 1 PONTE PRETA
Gols
SÃO PAULO:
Casemiro, aos 38min do 1º tempo; Lucas, aos 41min do 1º tempo; e Luís Fabiano, aos 21min do 2º tempo
PONTE PRETA:
Somália, aos 12min do 1º tempo
SÃO PAULO: Dênis; Douglas, Rhodolfo, Edson Silva e Cortez (João Filipe); Denilson, Casemiro (Maicon) e Cícero; Lucas, Luís Fabiano e Fernandinho (Jadson)
Treinador: Leão
PONTE PRETA: Bruno Fuso (Lauro); Guilherme (Rodrigo Pimpão), Ferron, Willian Magrão e Uendel; João Paulo e Somália; Cicinho (Rodrigo Pimpão), Caio e Renato Cajá; Roger
Treinador: Gilson Kleina
Cartões amarelos
SÃO PAULO: Cortez, Cícero e Lucas
PONTE PRETA: Roger, Bruno Fuso, Ferron, Somália e Renato Cajá
Árbitro
Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Local
Estádio do Morumbi, em São Paulo