Um Marea Weekend e um Brava terão seu fôlego e resistência colocados à prova em mais uma etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance. Desta vez, a demonstração da força da marca Fiat em provas de longa duração será durante a prova "Seis Horas de Curitiba", que acontecerá no dia 8 de junho no Autódromo Internacional de Curitiba. Dado os últimos resultados dos dois modelos da Fiat, as perspectivas são boas para a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance: nas "Mil Quilômetros de Brasília", ocorridas no dia 20 de abril no Autódromo Nelson Piquet, o Fiat Marea chegou em segundo lugar, seguido pelo Fiat Brava na terceira posição, ambos na categoria I -- a mais difícil da competição --, ficando atrás somente do Porsche GT3.
O Fiat Marea Weekend foi o primeiro modelo station wagon a participar de uma prova de endurance, as "Mil Milhas de Interlagos" em 2000, e nesta edição das "Seis Horas de Curitiba" será comandado alternadamente pelos pilotos Douglas Mendonça, Eduardo Cunha e Alvino Pereira Júnior. O Fiat Brava, que também traz um currículo de corridas invejável, terá como pilotos Ricardo Dilser e Eduardo Bernasconi. Os dois carros são equipados com o motor turbo da Fiat e turbina Garrett, originais de fábrica na versão Turbo do Marea sedã e Marea Weekend. Apenas o mapeamento da injeção eletrônica foi alterado para elevar a potência de 182 cv para 240 cv a 6.000 rpm. O torque máximo de 27,0 kgm pulou para 33,0 kgm a 3.500 rpm.
Para atender às normas da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), os modelos da Fiat foram equipados com santantônios feitos de tubo de aço especial e bancos produzidos em fibra de carbono. O sistema de freios também foi redimensionado e recebeu discos e pinças maiores. Além disso, a suspensão foi recalibrada com molas e amortecedores preparados especialmente para as pistas.
|