O pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira que o vereador Antonio Donato, presidente do diretório municipal do partido, será o coordenador da campanha petista.
O anúncio ocorre menos de uma semana após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva descobrir estar livre do tumor na laringe e "voltar" à campanha. Haddad aguardava a recuperação do "padrinho" político para começar a definir sua equipe, o que, nos bastidores, aumentava a disputa por poder entre petistas de diferentes frentes.
De acordo com o vereador Chico Macena, da corrente majoritária do PT, Construindo um Novo Brasil, Donato, que é da corrente Novo Rumo, tem o apoio do grupo, por seu perfil conciliador. ontem, a cúpula da CNB iria se reunir para debater seu papel nas eleições e cobrar mais participação na coordenação da campanha de Haddad, mas o encontro foi adiado.
Haddad negou a existência de um "racha" no PT, e elogiou o vereador, que tentará a reeleição. "Ele definitivamente reúne qualidades que o torna uma pessoa com muita legitimidade frente às várias forças políticas", disse o ex-ministro da Educação. "O partido sempre esteve unido. Eu penso que o nome dele se afirmou com muita energia nesse processo. (...) Uma pessoa sóbria, que quer o bem do partido, que coloca os interesses do partido acima dos individuais", completou.
Educação
Na tarde de ontem, Haddad visitou um projeto social de alfabetização de jovens e adultos, em São Mateus, na zona leste da capital paulista, onde prometeu elaborar um projeto de erradicação do analfabetismo, se eleito.
Ele também ouviu as reinvindicações dos responsáveis pelo projeto, que cobraram que adultos em fase de alfabetização tenham acesso ao bilhete único de estudante. "(É uma proposta) Mais que possível, desejável. (...) Porque tarifar essa pessoa no caminho do estudo me parece que não vai surtir efeito", afirmou.