Três ocorrências movimentaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Praia Grande, na última quarta-feira (21). Um acidente envolvendo uma van escolar, o afogamento de uma idosa e o parto em uma residência foram chamados feitos quase que no mesmo horário, em bairros diferentes. Os atendimentos simultâneos e bem-sucedidos demonstram a preparação das equipes, que nesta quinta-feira (22) estão em treinamento na praia.
Segundo o chefe de Seção do SAMU 192 – Regional Litoral Sul, Gerson Claudino, as solicitações de socorro médico começaram ao meio-dia. O primeiro chamado foi para atendimento de crianças feridas na colisão de uma van escolar com um poste, na Avenida Marechal Mallet, no Canto do Forte. Quatro estudantes e a motorista foram resgatados com ferimentos leves e levados para o Hospital Irmão Dulce. Todos passam bem.
Ao mesmo tempo, no bairro Real, uma ambulância foi acionada para socorrer Vera Hadad, de 79 anos, que havia caído em uma piscina da Casa de Repouso onde vive, na Rua Araxá, 196. Depois de ser resgatada pelos funcionários, a idosa permaneceu ao lado da piscina. Após a chegada das equipes do SAMU, a mulher teve uma parada cardíaca e foi reanimada com desfibrilador (choque), sendo também levada para atendimento no Irmão Dulce.
No bairro Mirim, o atendimento, feito inicialmente pelo Corpo de Bombeiros, foi para um parto em uma residência, na Rua Artur Marques Santos, 119. Com rapidez e treinamento específico para esta situação, o profissionais do SAMU realizaram os procedimentos do parto e a jovem Cristiana Carvalho, de 24 anos, deu à luz a um menino. “Conforme os socorristas Carvalho e Marcelo, que fizeram o atendimento, a mãe e a criança passam bem. Ela disse que o menino se chamará Felipe. Prestar socorro e ter um bom resultado é algo muito prazeroso para todos nós”, disse.
A rapidez no atendimento se dá em razão da disposição das bases operacionais, denominadas Regionais Descentralizadas, em três locais Cidade: Avenida Presidente Kennedy, 1.491 (fundos do Cemas), com entrada pela Rua Jatobá, no bairro Guilhermina; Avenida Ministro Marcos Freire, s/n (fundos do PS Quietude); Avenida Estados Unidos s/n, no Samambaia (local provisório, até a inauguração do UPA).
Outro fator que contribui para a agilidade no atendimento é o serviço de comunicação digital, de última geração, que permite resposta mais rápida aos chamados. O plantão conta com uma equipe de 28 profissionais.
Todos os que atuam no socorro de urgência também passam por constantes capacitações. Nesta quinta-feira, por exemplo, pelo menos 50 profissionais participam de um treinamento para socorro a afogados e quase afogados. As aulas são teóricas e as simulações acontecem na orla da praia, do bairro Boqueirão.
|