O Bragantino abriu o placar aos 21min do 2º tempo e, apenas 3min depois, Luís Ricardo, da Portuguesa, foi expulso por cometer pênalti. A situação era difícil, mas acabou sendo revertida, pois Weverton defendeu a cobrança de Romarinho e a equipe conseguiu conquistar o empate com gol de Ananias aos 37, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Paulista.
Assim, a Portuguesa, do técnico Jorginho, vai a cinco pontos na tabela de classificação e o Bragantino segue na cola com apenas um a menos. Dentro de campo, o jogo foi truncado no primeiro tempo, mas bem disputado no segundo, quando as duas equipes resolveram atacar e protagonizaram um duelo cheio de emoção e vibração nas arquibancadas do estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
No próximo sábado, a Portuguesa recebe o Ituano no Canindé, às 19h30 (de Brasília) para buscar reabilitação no Campeonato Paulista. Domingo, às 17hs, no Pacaembu, o Bragantino visita o Corinthians.
O Jogo
O primeiro tempo do embate entre Bragantino e Portuguesa pode ser dividido em duas partes: antes e depois da entrada de Paulo Roberto, no Bragantino, aos 25min da etapa inicial. Até então, a Portuguesa jogava lembrando o time campeão brasileiro da Série B em 2011, com chances criadas a todo instante e uma ofensividade natural de encher os olhos.
Logo aos 2min, Guilherme serviu Vandinho, que invadiu a área, mas bateu para fora. Cinco minutos depois, repetindo a tabela ousada, Raí tocou para Henrique e o volante pretendia devolver no meio da área, mas acabou cortado por Éder. Poucos minutos depois, era a vez de Boquita bater forte, de fora da área, mas também pela linha de fundo.
Consciente do perigo de manter a equipe atuando da mesma forma, o técnico Marcelo Veiga tirou o volante Wellington de campo e colocou o meia-atacante Paulo Roberto para deixar o Bragantino mais organizado e tentar buscar o gol com mais eficiência.
Aos 29min, após passe de Paulo Roberto, Romarinho sofreu falta. O próprio camisa 10 do Bragantino bateu forte e obrigou Weverton a realizar grande defesa. A Portuguesa contra-atacou com Henrique, logo na saída de bola, e também com Marcelo Cordeiro, que acertou o travessão aos 38, mas ficou por aí, já que o time da casa ficaria bem próximo de abrir o placar aos 44min, quando Paulo Roberto cortou dois defensores e bateu forte. Marcelo Cordeiro fez o desvio antes de a bola entrar.
Jorginho trocou Léo Silva, volante improvisado na zaga, por Ananias e colocou a Lusa para frente na segunda etapa. Mesmo que Marcelo Cordeiro tenha cobrado falta com maestria e a bola tenha assustado o goleiro Rafael, o Bragantino reagiu e quase inaugurou o marcador outra vez aos 10min, quando Romarinho tabelou com Paulo Roberto e chutou na rede pelo lado de fora.
A partida seguiu disputada até os 21min, quando Paulo Roberto, principal nome do Bragantino na partida, construiu a jogada pela esquerda e cruzou na medida para Giancarlo aparecer e cabecear para o fundo das redes de Weverton.
Apenas três minutos depois de abrir o placar com Giancarlo, Luís Ricardo cometeu pênalti sobre Léo Jaime e levou o segundo cartão amarelo. A batida de Romarinho no canto esquerdo acabou sendo defendida por Weverton, que deu o rebote, mas viu o camisa 10 do Braga cabecear pela linha de fundo e desperdiçar a chance.
A Portuguesa foi à frente e se arriscou, buscando o empate a qualquer custo. Tanto que, aos 35min, Fernando Gabriel cruzou para Léo Jaime dentro da área, sem marcação. O lateral esquerdo improvisado chutou forte, mas Weverton fez bela defesa e voltou a jogar a Lusa para cima.
O gol acabaria saindo aos 37min, em jogada individual do talentoso Ananias, que arrancou do meio-campo, cortou três defensores do Bragantino e igualou o placar com um chute seco no canto do goleiro Rafael. A partida continuou emocionante nos últimos minutos, mas o empate acabou sendo bom resultado para ambos.