"Foi o destino", diz atriz sueca sobre estreia em 'Sherlock Holmes'

 

Lazer - 18/01/2012 - 09:58:02

 

"Foi o destino", diz atriz sueca sobre estreia em 'Sherlock Holmes'

 

Da Redação com Terra

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Noomi Rapace (esquerda) interpreta a cigana Sim em 'Sherlock Holmes'

Noomi Rapace (esquerda) interpreta a cigana Sim em 'Sherlock Holmes'

Após 16 anos atuando em produções independentes na Europa, a sueca Noomi Rapace estreou no cinema americano. E logo de cara na sequência de Sherlock Holmes, uma das franquias mais aguardadas de 2012 que já garantiu faturamento de US$ 40 milhões primeiro fim de semana nas telonas.

Noomi interpreta a cigana Sim, personagem fundamental no segundo filme da saga, Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras, que estreou na sexta-feira (13), e acompanha a dupla Sherlock e Watson durante toda a trama. Coincidência ou não, a atriz tem herança cigana e seu conhecimento na cultura a ajudou na composição da personagem. "Sempre fui fascinada e tive uma ligação forte com os ciganos (...). Esse papel foi meio que destino, que em meu primeiro grande filme americano eu tenha sido convidada para fazer isso", disse.

O bom trabalho no filme já garantiu participação em mais duas produções de Hollywood - Prometheus (2012), no qual atuará com Michael Fassbender e Charlize Theron, e The Last Voyage of Demeter (2013), onde repetirá a dose com Jude Law -, mas sonha contracenar com dois premiados do cinema americano. "Sean Penn e Meryl Streep", comentou.

Arquivo Grupo @HORA

Confira abaixo a entrevista completa que Noomi Rapace:

Conte-me sobre seu personagem em Sherlock Holmes e como se deu o convite para você fazer parte do elenco.
Noomi: Bem, eu estava em Los Angeles, isso há cerca de um ano, e tive uma série de reuniões. Eu ia ficar por lá por três dias, mas acabei ficando cinco... e, em uma delas, eu fui aos estúdios da Warner Brothers e, lá, conheci umas pessoas e conversamos. Elas meio que mencionaram Sherlock Holmes, mas não chegamos a falar sobre esse assunto especificamente. Susan Downey, a mulher de Robert Downey Jr, queria me ver na reunião e, lá no escritório, Robert veio e se juntou a nós. Então, acabei tendo uma reunião com Robert e Susan por uns 20 minutos e foi super divertido, intenso e, sabe, falamos sobre o tipo de filmes que gostamos e Robert ficou me perguntando um monte de coisas, como qual é a forma que eu gosto de trabalhar e que tipos de filme eu gosto de fazer. Nós não falamos em nenhum momento sobre Sherlock Holmes. Então, eu saí da reunião com um grande sorriso e pensando, "uau, essas são duas pessoas com as quais eu realmente gostaria de trabalhar". Me senti muito empolgada. Depois disso, mais ou menos uma semana depois, eles quiseram que eu conhecesse Guy Richie em Londres e eu o fiz. Pareceu que, de alguma forma, nos conectamos e foi muito... ele possui um divertido e meio duro humor britânico, então eu fiquei meio que dando risada por uma hora com ele. Depois eu voltei para a Suécia e, duas semanas depois, eles disseram que me queriam fazendo esse papel no próximo filme de Sherlock Holmes. Tudo aconteceu tão rapidamente que eu não tive tempo de fato para ficar nervosa ou pensar demais no assunto. Eu basicamente me joguei no trabalho e comecei a me preparar para ele. Tive umas três semanas para tentar encontrar essa "pessoa", para fazer os ensaios - as cenas de ação, as cenas de luta e tudo o mais. Então, tudo foi muito rápido e um tanto inesperado (risos).

Sim é uma cigana romena. Na vida real, seu pai tem herança cigana. A cultura dele e o conhecimento te ajudaram a entrar nesse personagem?
Noomi: Sim, acho que eu sempre fui fascinada e tive uma ligação forte com os ciganos. Eu não cresci com o meu pai, então não o conheço verdadeiramente - só fui conhecê-lo quando estava mais velha -, mas eu sempre soube que ele era um cantor de flamenco e, sabe, na Espanha, são os ciganos que se envolvem com o flamenco, então eu sempre ouvi muito flamenco quando era criança. Eu sempre meio que procurei uma oportunidade para mergulhar nessa cultura. Então esse papel foi meio que destino, que em meu primeiro grande filme americano eu tenha sido convidada para fazer isso, num papel de cigana. Então era para ser. Eu sempre tento fazer muita pesquisa e tal, então eu queria ir à Transilvânia para viver em acampamentos de ciganos, mas não tive tempo. Afinal tudo aconteceu tão rápido. Eu fazia minhas pesquisas à noite e aos fins de semana, quando estávamos filmando, e eu estava trabalhando com essa mulher que viveu com ciganos por muitos anos. Ela veio para Londres, ficou comigo e me ensinou como dançar a tradicional dança dos ciganos, como cantar e me ensinou um pouco de um velho dialeto cigano, Romani. Tentei fazer o máximo que pude no curto tempo que tive.

Você fez muitos filmes europeus e agora teve a oportunidade de trabalhar no cinema americano. Como foi a experiência?
Noomi: Bem, eu fiquei um tanto surpresa. Eu pensei que haveria uma diferença maior entre os filmes independentes que fiz na Escandinávia e ir a um grande estúdio, meio que no estilo Hollywood de ser... e fiquei realmente surpresa, porque me senti muito próxima, muito íntima àquilo. Todos trabalham muito próximos uns dos outros, sabe, nós ensaiávamos cenas e falávamos sobre coisas e falas do script. Todos os dias almoçávamos juntos no trailer do Robert - era um pequeno grupo de pessoas, sabe, Robert, Jude Law, Guy Richie, dois produtores e eu sentados juntos, meio que tentando descobrir qual seria a melhor forma de fazer as coisas funcionarem. Então, eu realmente me surpreendi. Achava que seria muito mais solitário, sabe, você esperando. Achava que iria ficar indo ao trailer e eles me chamariam para gravar a cena e depois eu voltaria para lá, mas não. Parecia a sensação de estar em um filme independente, porque eles meio que se tornaram uma família com o primeiro filme e formaram um pequeno grupo fechado, e eles me receberam com um deles desde a primeira semana. Então, eu fiquei surpresa, pois não parecia uma grande superprodução, foi tudo muito próximo. Eu meio que esquecia que era um grande filme de estúdio. O fato é que, hoje, também nos filmes independentes, não importa se você é uma superestrela em Hollywood ou se é um ator de quem ninguém sequer sabe nada sobre seu país, pois atualmente nós fazemos o mesmo trabalho e é muito difícil, pois você precisa fazer sua lição de casa e vir preparado, ficar filmando de manhã até tarde da noite, e isso é incrível, porque esse tipo de produção reúne atores e cineastas do mundo inteiro. Então é isso o que faz você se sentir tão íntima, criativa e aberta.

É seu objetivo trabalhar no cinema americano ou você quer dividir o trabalho com produções europeias?
Noomi: Meu sonho é poder fazer os dois, sabe? Fazer meus filmes independentes e grandes filmes americanos de vez em quando, mas meu coração está sempre... Eu comecei atuando em pequenos filmes independentes e eu quero voltar. Meu próximo trabalho é pequeno, e fala sobre atuação, é meio que um pequeno drama. Meu sonho é conseguir uma combinação e fazer ambos.

Com quais atores você gostaria de trabalhar?
Noomi: Sean Penn (risos) e Meryl Streep. Ah sim, e um de meus diretores prediletos no mundo é Alejandro Iñarritu Gonzalez, do México. Ele fez Amores Brutos. É um sujeito com quem eu gostaria muito de trabalhar. Ele fez outro filme que gosto muito, 21 gramas.

Você leu histórias de Sherlock Holmes antes de atuar no filme?
Noomi: Na verdade, não. Eu nunca fui uma boa estudante. Não lia muito quando era adolescente, quando era criança, eu realmente não lia livros. Então, não. Eu estava familiarizada com a personagem, ouvi falar sobre ela, mas não li nada. Mas eu vi o primeiro filme bem antes de começarem as filmagens, assim que estreou, e eu realmente gosto do estilo de Guy Richie, da forma como ele conta suas histórias. Ele tem tanta energia e uma nova e realmente fresca forma de filmar. Realmente gostei do primeiro filme. Foi meio que a minha introdução a Sherlock de uma forma mais próxima.

E você acha que seria possível existir uma espécie de Sherlock Holmes na vida real?
Noomi: Eu não sei... sim, talvez. Eu acho que deve existir gente muito inteligente e muito louca no mundo, que sempre procura novas formas de descobrir coisas e resolver problemas. Então, quem sabe?

Se Sherlock Holmes fosse uma pessoa real, que caso da história da humanidade você gostaria de ver esclarecido?
Noomi: Oh, uau. (pensativa) difícil... O fato é que ele está tentando parar uma guerra mundial no nosso filme, então ele provavelmente apenas iria tentar fazer a paz, não ganhar o mundo (risos).

Sherlock Holmes 2: O Jogo de Sombras
(Sherlock Holmes: A Game of Shadows)

Elenco: Robert Downey Jr., Jude Law, Noomi Rapace, Rachel McAdams, Jared Harris, Stephen Fry, Paul Anderson, Kelly Reilly, Geraldine James, Eddie Marsan, William Houston, Wolf Kahler.
Direção: Guy Ritchie
Gênero: Ação/Suspense
Duração: 129 min.
Distribuidora: Warner Bros.
Orçamento: US$ 125 milhões
Estreia: 13 de Janeiro de 2012

Sinopse: Robert Downey Jr. reprisará o papel do detetive mais famoso do mundo, Sherlock Holmes, e Jude Law retorna como seu formidável colega, Dr. Watson.

Sherlock Holmes sempre foi o homem mais inteligente do pedaço... até agora. Existe um novo e maior gênio do crime - Professor Moriarty (Jared Harris) - e ele não apenas é igual a Holmes intelectuamente, mas sua capacidade para o mal, aliada a uma completa falta de consciência, podem realmente dar-lhe uma vantagem sobre o famoso detetive
Quando o príncipe herdeiro da Áustria é encontrado morto, a prova, interpretada pelo Inspetor Lestrade (Eddie Marsan), aponta para suicídio. Mas Sherlock Holmes deduz que o príncipe tenha sido vítima de um assassinato – um assassinato que é apenas uma peça de um quebra-cabeça maior e muito mais portentoso, desenhado pelo professor Moriarty.

Misturando negócios com prazer, Holmes segue as pistas até um clube subterrâneo, onde ele e seu irmão, Mycroft Holmes (Stephen Fry) estão brindando a última noite de solteiro do Dr. Watson. É lá que Holmes encontra Sim (Noomi Rapace), uma cartomante cigana, que vê mais do que diz e cujo o envolvimento inconsciente no assassinato do príncipe faz com que ela seja o próximo alvo do assassino. Holmes consegue salvar sua vida e ela, com relutância, concorda em ajudá-lo em troca.

A investigação torna-se cada vez mais perigosa a medida que leva Holmes, Watson e Sim através do continente, da Inglaterra para a França, depois para a Alemanha e, finalmente, para a Suíça. Mas o astuto Moriarty está sempre um passo à frente e constroí uma teia de morte e destruição - tudo parte de um plano maior que, se bem sucedido, irá mudar o curso da história.

Curiosidades:
» Sherlock Holmes é um personagem de ficção da literatura britânica criado pelo médico e escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle.

» Noomi Rapace entrou para o elenco de 'Sherlock Holmes 2'. A atriz sueca, que conquistou a crítica ao viver Lisbeth Salander na adaptação sueca de 'Os Homens que não Amavam as Mulheres'.

Noomi Rapace (esquerda) interpreta a cigana Sim em 'Sherlock Holmes'

Noomi Rapace (esquerda) interpreta a cigana Sim em 'Sherlock Holmes'

Noomi Rapace (esquerda) interpreta a cigana Sim em 'Sherlock Holmes'

Noomi Rapace (esquerda) interpreta a cigana Sim em 'Sherlock Holmes'

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo