O deputado estadual e vice-presidente da APAS, Orlando Morando, teve a iniciativa de unir a Associação Paulista de Supermercados e a Fundação Procon-SP para a realização de uma campanha educativa e compensatória que tem como objetivo chamar a atenção para o prazo de validade.
Assim, a partir do dia 1º de outubro, o consumidor que encontrar produto com prazo de validade vencido no ponto de venda receberá gratuitamente produto similar, dentro do prazo de validade. A campanha De Olho na Validade tem como objetivo incentivar uma atenção maior ao prazo de validade, não só do fornecedor, que proporcionará outro item gratuitamente, mas também do consumidor que será estimulado a observar a informação.
Com 2600 lojas participantes em todo o Estado de São Paulo, o consumidor pode identificá-los por meio de cartazes espalhados na loja.
A campanha, que é válida para os produtos que forem encontrados dentro da área de venda (antes de passar pelo caixa), prevê que se a loja não possuir o mesmo produto que o encontrado pelo cliente, deverá entregar um similar e de igual valor. Caso o consumidor encontre mais de um item com o prazo de validade vencido receberá a mesma quantidade de produtos.
“É uma medida de grande importância e que trará muitos benefícios a população, uma vez que poderá aprimorar mecanismo de controle para a questão dos produtos com prazo de validade vencido, além de trazer uma compensação imediata ao consumidor”, concluiu Orlando Morando.