A Central de Vídeo Monitoramento de Praia Grande, gerenciada pela Subsecretaria de Segurança Pública, ajudou na captura de um homem, quinta-feira (16), por volta das 19 horas, no Viaduto Wanda Aparecida Oliveira (VD 1) da Via Expressa Sul, que liga os Bairros Nova Mirim e Maracanã. Com a ajuda de mais duas pessoas, o homem, de 24 anos, estava arrancando a proteção das luminárias e as lâmpadas do viaduto de pedestres quando foi flagrado pelas câmeras. Em poucos minutos, uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) chegou ao local e conseguiu efetuar a captura e encaminhá-lo ao DP sede. As outras duas pessoas conseguiram fugir. Segundo a GCM, as imagens deverão ajudar na investigação policial.
O inspetor da Central de Vídeo Monitoramento, Alexandre Nascimento, explicou que ações como esta já ocorreram outras vezes. “Com as câmeras de monitoramento este ano registramos cerca de 5 tentativas de furto de lâmpadas nos viadutos. Todas elas foram frustradas pela GCM. A provável intenção é diminuir a iluminação do local para depois realizar atos criminosos nos espaços”.
Câmeras – Praia Grande conta com 1.530 câmeras, sendo 73 do tipo “domo” (com giro de 360 graus e zoom de até 400 metros), distribuídas em diversos pontos do Município. Guardas Civis Municipais são responsáveis pelo trabalho na Central de Monitoramento, são eles que detectam situações suspeitas e contatam a polícia militar ou enviam viaturas da própria GCM.
São realizadas manutenções diárias e instalações de câmeras nas ruas, praças, orla da praia, principais centros comerciais, áreas de preservação ambiental e escolas públicas. O serviço funciona 24 horas por dia no Paço Municipal e o sistema, pioneiro na região, foi implantado em dezembro de 2002. O monitoramento da orla se estende do Canto do Forte ao Bairro Mirim. A câmera instalada próxima ao Pátio Municipal é do tipo domo.