Vasco usa bola aérea e vence Palmeiras pela Sul-Americana

 

Esporte - 12/08/2011 - 21:50:08

 

Vasco usa bola aérea e vence Palmeiras pela Sul-Americana

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Vasco bate Palmeiras e abre vantagem na Sul-Americana

Vasco bate Palmeiras e abre vantagem na Sul-Americana

Com gols de Diego Souza e Élton, ambos resultantes de cruzamentos, o Vasco bateu o Palmeiras por 2 a 0, nesta quinta-feira, jogando em São Januário, e abriu boa vontagem no confronto entre as duas equipes pela Copa Sul-Americana. O time carioca agora pode perder por até dois gols de diferença na partida de volta, no dia 25, em São Paulo. Caso marque um gol fora de casa, obriga o clube alviverde a vencer por diferença de três.

Como alento, os palmeirenses lembram de desvantagem semelhante que reverteram contra o Vitória, na fase brasileira do mesmo torneio em 2010, quando foram derrotados por 2 a 0 em Salvador e conseguiram a vaga vencendo por 3 a 0 o jogo de volta.

No fim de um primeiro tempo equilibrado, a equipe de Ricardo Gomes abriu o placar com Diego Souza, que desviou a bola de forma estranha após sucessão de erros da zaga paulista. Após o intervalo, o Palmeiras melhorou e criou oportunidades, mas viu o Vasco ampliar com Élton, que fez de cabeça ao receber cruzamento de Leandro.

Ao fim do jogo, o Palmeiras reclamou de dois lances polêmicos. A arbitragem teria errado por não marcar saída de bola antes do cruzamento no segundo gol vascaíno e ao assinalar impedimento de Dinei, que cabeceou para o fundo do gol após receber lançamento de Marcos Assunção.

O jogo

No primeiro dos três confrontos consecutivos que farão nos próximos dias (os times voltarão a se enfrentar no próximo domingo, pelo Brasileiro, em São Januário, e no dia 25, em São Paulo, no jogo de volta da Sul-Americana), Vasco e Palmeiras entraram em campo com alguns desfalques. Valdivia, pelo lado paulista, e Dedé, do clube carioca, foram ausências por estarem a serviço de suas seleções nacionais. O treinador Ricardo Gomes preferiu ainda poupar Alecsandro, que sequer foi relacionado, e Felipe e Éder Luís, que iniciaram o jogo no banco de reservas.

Semifinalista da Copa Sul-Americana em 2010, o time de Felipão tentou buscar o ataque logo no início, e criou chances com Kléber e Luan nos primeiros minutos. O Vasco, porém, conseguiu rapidamente neutralizar as investidas adversárias e equilibrar o jogo. Aos 6min, Marcos teve que se esticar para defender chute forte de Bernardo de fora da área.

Aos 15min, a equipe alviverde chegou perigosamente com Patrik, que recebeu cruzamento de Maikon Leite. O bandeirinha, no entanto, marcou impedimento. Aos 27min, mais pressão: Marcos Assunção cobrou falta na área e a bola foi desviada por Thiago Helendo, de cabeça. Atento, Fernando Prass se esticou e salvou o Vasco.

O movimentado primeiro tempo reservou ainda outros lances de efeito, que não foram concretizados em gol graças às boas atuações de Marcos e Prass. Aos 31min, Rômulo acertou chute perigoso. Dez minutos depois, Patrik respondeu para o Palmeiras e assustou o time local com forte finalização.

As duas equipes se empenhavam em criar jogadas, mas, curiosamente, o placar foi aberto quase que "sem querer" em São Januário. Aos 42min, Bernardo cobrou escanteio do lado esquerdo. A zaga palmeirense mostrou falhas de posicionamento e a bola desviou em Henrique. Na sequência, bateu em Diego Souza, que, aparentemente sem intenção, marcou o gol de peito.

O ritmo do jogo caiu no início da etapa final. Aos 13min, Ricardo Gomes promoveu a primeira substituição do jogo, chamando Felipe para a vaga de Jumar. A mudança pareceu surtir efeito, à medida em que o Vasco trocava passes, cadenciando, e conseguia manter o resultado com tranquilidade.

Percebendo a passividade da sua equipe, Felipão trocou Maikon Leite por Dinei. A calma carioca foi quebrada aos 22min, quando o próprio Dinei apareceu cara a cara com Fernando Prass e desperdiçou boa oportunidade de empatar. Foi o suficiente para que os paulistas crescessem na partida.

Aos 24min, Marcos Assunção levantou bem a bola e encontrou Dinei na área. De cabeça, o atacante concluiu para o gol, mas o bandeirinha marcou polêmico impedimento.

O momento era palmeirense e Felipão tentou tornar a equipe mais ofensiva, promovendo a entrada de Maurício Ramos no lugar de Henrique. Ricardo Gomes, tentando segurar o resultado, tirou o autor do gol, Diego Souza, para a entrada do zagueiro Victor Ramos.

O Palmeiras ainda levou perigo em uma cobrança de falta de Marcos Assunção, mas pecava pelo excesso de chances perdidas. O castigo veio aos 33min, quando o Vasco, em uma das poucas chegadas no segundo tempo, abriu 2 a 0: Leandro cruzou da linha de fundo. Élton se antecipou ao zagueiro palmeirense e ampliou de cabeça.

Desesperado, o time alviverde se lançou ao ataque, no último minuto, em busca de um gol fora de casa, mas os vascaínos conseguiram segurar bem o resultado.

Arquivo Grupo @HORA

FICHA TÉCNICA

Vasco 2 x 0 Palmeiras

Gols

Vasco:
Diego Souza, aos 42min do primeiro tempo, e Elton, aos 34min do segundo tempo

Vasco: ernando Prass, Fagner, Renato Silva, Anderson Martins e Julinho; Rômulo, Jumar (Felipe), Juninho Pernambucano e Bernardo (Leandro); Diego Souza (Vítor Ramos) e Élton. Técnico: Ricardo Gomes

PALMEIRAS: Marcos, Cicinho, Henrique (Maurício Ramos), Thiago Heleno e Gerley; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik (Vinicius) e Maikon Leite (Dinei); Luan e Kleber. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Cartões amarelos
Palmeiras: Henrique e Thiago Heleno

Árbitro
Leandro Vuaden (RS)

Local
Estádio São Januário, no Rio de Janeiro

Vasco bate Palmeiras e abre vantagem na Sul-Americana

Vasco bate Palmeiras e abre vantagem na Sul-Americana

Vasco bate Palmeiras e abre vantagem na Sul-Americana

Vasco bate Palmeiras e abre vantagem na Sul-Americana

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo