6 vítimas de acidente com ônibus e trem seguem internadas em São Caetano

 

ABCD - 10/06/2011 - 08:56:10

 

6 vítimas de acidente com ônibus e trem seguem internadas em São Caetano

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Ônibus caiu de viaduto e colidi com trem por volta das 9h30 de quinta-feira, 9

Ônibus caiu de viaduto e colidi com trem por volta das 9h30 de quinta-feira, 9

O Hospital de Emergências Albert Sabin, de São Caetano do Sul, divulgou depois das 16h de quinta-feira a atualização do estado de saúde dos cinco pacientes que ainda se encontram internados em virtude do acidente com um ônibus que ocorreu por volta de 10h no bairro Prosperidade. O município recebeu 14 pacientes na manhã de hoje, dos quais nove já tiveram alta.

Os familiares das vítimas foram acolhidos por uma equipe de psicólogos, assistentes sociais e médicos, e estão recebendo informações. O local já foi liberado para o trânsito, porém a mureta rompida no acidente foi isolada para averiguação.

Segundo boletim da prefeitura, já receberam alta os pacientes Leandro Domingues, Clóvis dos Santos Galdino Junior, Maurilio Batista Santos, Pedro Carrasco, Cleide Aparecida de Brito, Eduardo Guilherme Scavassa, Arlete Amaral, Claudio Almeida e Débora de Santana Prenholato.

Os pacientes que ainda se encontram no Hospital Albert Sabin, em São Caetano, são Gabriela Peralta Belvis, que sofreu trauma de costela e seu quadro é estável com respiração normal; Sírio Gonçalves de Souza, que fez diversos exames e constatou-se trauma de crânio leve, está em observação e seu quadro é estável; Tiago Augusto de Paula, que sofreu fratura de coluna lombar sem compressão medular, seu quadro é estável e não apresenta nenhuma alteração neurológica.

Marlene Peralta Belvis, mãe da Gabriela, disse que a filha estava estável em observação. "Ela não sabe direito o que aconteceu, fraturou três ou quatro costelas e a clavícula. Estava indo trabalhar e pegava esse ônibus todos os dias", disse a mãe.

Cláudio de Paula, pai de Tiago, disse que "há muita controvérsia sobre os motivos do acidente. Uns dizem que o ônibus foi fechado por uma moto outros por um carro. O que se sabe é que o coletivo perdeu o controle e caiu. Meu filho foi arremessado, mas está bem. Ele vai se sair bem desta situação".

No Hospital Maria Braido está Carolina Pereira Guimarães, estável e inicialmente não necessita de intervenção cirúrgica. Está na UTI em observação e está recebendo transfusão de sangue.

Márcia Aparecida Beraldo Vicentini tinha um convênio médico e foi transferida para o Hospital Beneficência Portuguesa. Ela disse, ao entrar na ambulância, que "não deu tempo de pensar em nada, foi muito rápido" o acidente. Seu pai, Sérgio Beraldo, 68 anos, disse que recebeu a notícia da própria filha logo depois do acidente. "Passo naquele local todos os dias e por isso já tive a noção da gravidade do que tinha acontecido", disse o aposentado.

O acidente

O acidente ocorreu por volta das 9h30 de ontem, 9, na rua Felipe Camarão, na altura do número 100, no sentido São Paulo, próximo ao centro de São Caetano, entre as estações Utinga e São Caetano do Sul da linha 10-Turquesa. A linha faz a ligação entre as estações da Luz, no centro de São Paulo, e Rio Grande da Serra, no ABC paulista.

O gerente geral de operações da CPTM, Francisco Pierrini, afirmou há pouco em entrevista à rádio Bandeirantes que o maquinista do trem atingido visualizou o veículo despencando de um viaduto sobre os trilhos do local e conseguiu frear antes da colisão. Segundo Pierrini, os trens constumam passar pelo trecho do acidente em velocidade média de 90 km/h.

Segundo a CPTM, nenhum passageiro nem o maquinista da composição acidentada ficaram feridos. Até as 10h45, os passageiros da composição permaneciam dentro dos seis vagões, aguardando o atendimento dos outros feridos. A companhia informou que a retenção dos passageiros é para não tumultuar o resgate.

De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a linha férrea foi totalmente interditada até as 10h30, quando os trens voltaram a circular com velocidade reduzida no local, para permitir o trabalho dos bombeiros. Segundo a PM, inicialmente um trem vai puxar o ônibus da via, e a remoção completa será feita por meio de um trator, que vai entrar no barranco e puxar o veículo com cabos de aço. A empresa afirmou que o ônibus seria removido até cerca de 13h.

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, que gerencia o sistema de transporte metropolitano por ônibus, afirmou que o veículo envolvido no acidente, da empresa Interbus, operava a linha 101 São Caetano do Sul (Vila Prosperidade) - São Paulo (Vila das Olarias). A empresa também afirmou que o ônibus acidentado foi inspecionado em fevereiro e estava em perfeitas condições de operação, e acrescentou que vai apurar as responsabilidades do acidente junto à empresa permissionária.

Segundo afirmou em entrevista à rádio Bandeirantes o comandante dos bombeiros em São Caetano do Sul, tenente-coronel José Belantoni, "não é possível apontar os motivos, mas notamos que a pista onde o ônibus tombou é feita de paralelepípedo, e estava bastante escorregadia", disse.

Arquivo Grupo @HORA

Ônibus caiu de viaduto e colidi com trem por volta das 9h30 de quinta-feira, 9

Ônibus caiu de viaduto e colidi com trem por volta das 9h30 de quinta-feira, 9

Ônibus caiu de viaduto e colidi com trem por volta das 9h30 de quinta-feira, 9

Ônibus caiu de viaduto e colidi com trem por volta das 9h30 de quinta-feira, 9

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo