São Paulo bate Atlético-MG e assume ponta do Brasileiro 2011

 

Esporte - 09/06/2011 - 07:43:48

 

São Paulo bate Atlético-MG e assume ponta do Brasileiro 2011

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Com gol de Casemiro, o São Paulo derrotou o Atlético-MG por 1 a 0, em Sete Lagoas, e assumiu a liderança isolada do Campeonato Brasileiro

Com gol de Casemiro, o São Paulo derrotou o Atlético-MG por 1 a 0, em Sete Lagoas, e assumiu a liderança isolada do Campeonato Brasileiro

O esquema defensivo do São Paulo montado por Paulo César Carpegiani no Campeonato Brasileiro surte efeito até aqui. Nesta quarta-feira, a equipe manteve o 100% de aproveitamento e assumiu a liderança da competição ao derrotar o ex-ponteiro Atlético-MG por 1 a 0, na Arena do Jacaré, na partida que encerrou a terceira rodada.

O único tento da partida foi marcado em jogada de dois volantes dos quatro que formam o meio-campo. Wellington tocou para Casemiro chutar colocado no canto de Renan Ribeiro, marcando um belo gol, aos 21min do primeiro tempo.

A partida teve um gosto especial para dois jogadores. O goleiro Rogério Ceni alcançou na partida desta quarta-ferira a centésima partida consecutiva no gol do São Paulo. O recorde pertence a Suli, aqueiro na década de 1960 com 107 jogos em sequencia.

É também a primeira vez que Richarlyson enfrenta o ex-clube. Em quatro anos e meio no Morumbi, o volante conquistou três campeonatos brasileiros (2006, 2007 e 2008), além do título mundial de 2005. Apesar da raça demonstrada em campo, o jogador sempre foi perseguido pela torcida.

O São Paulo se tornou o único com 100% de aproveitamento com o triunfo e alcançou os nove pontos. Líder até o início da rodada, o Atlético caiu para o quarto lugar, com seis pontos. Agora restam apenas três invictos no Brasileiro: São Paulo, Corinthians e Palmeiras, que completam o G-4 com sete pontos.

O São Paulo volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no sábado. A equipe paulista recebe o Grêmio no Estádio do Morumbi, às 18h30 (de Brasília). O time mineiro joga no domingo contra o Bahia, às 16h (de Brasília), no Estádio do Pituaçu, em Salvador.

O jogo

No duelo de meio-campos defensivos, o Atlético-MG se aproveitou do fato de ter menos (3) e teve a posse de bola nos primeiros dez minutos de partida. Porém, a equipe não conseguiu criar perigo para o gol são-paulino. A equipe paulista apostou nas bolas lançadas para Dagoberto, único atacante, que se movimentava pelos lados do campo, principalmente pela esquerda. Mas também sem ameaçar o adversário.

O primeiro lance que inflamou a torcida aconteceu aos 10min. Magno Alves passou por um marcador e foi travado na área por Rodrigo Souto. O atacante caiu e pediu pênalti. Em cima da lance, Sandro Meira Ricci deu cartão amarelo para o jogador. Em velocidade, o Atlético conseguiu assustar o São Paulo. Aos 16min, Mancini fez jogada pela esquerda e tocou para Leonardo Silva na área. O zagueiro dominou e finalizou por cima do gol.

O time mineiro ainda desperdiçou oportunidades com Mancini e Magno Alves, mas foi o São Paulo que abriu o marcador em jogada dos volantes. Aos 21min, Wellington avançou com a bola no campo de ataque e tocou para Casemiro. O mais ofensivo do meio-campo dominou e chutou colocado no canto direito de Renan Ribeiro, que se esticou, mas não conseguiu evitar o tento são-paulino.

O Atlético tentou responder quase que imediato ao gol sofrido. Aos 22min, Toró arriscou de fora da área e Rogério Ceni defendeu. Ainda assim, a equipe alvinegra sentiu o baque e o São Paulo esteve perto de ampliar a vantagem quatro minutos depois. Dagoberto tocou para Casemiro na entrada da área e o volante rolou para Lucas na esquerda. O atacante bateu de primeira, mas a bola desviou o foi para escanteio.

A torcida na Arena do Jacaré voltou a reclamar do árbitro Sandro Meira Ricci aos 30min. Patric fez boa jogada pelo lado direito, invadiu a área, cortou a marcação e quando se preparava para bater sentiu a chegada de Carlinhos Paraíba, se jogando na área. Em cima do lance, o melhor árbitro do último Campeonato Brasileiro deu cartão amarelo para o lateral atleticano, para desespero do estádio.

A equipe da casa continuou pressionando, mas o São Paulo soube aproveitar o contra-ataque e chegou mais uma vez com perigo aos 39min. Lucas recebeu passe na entrada da pequena área de Dagoberto e chutou fraquinho. Mesmo assim, Renan Ribeiro fez grande defesa ao salvar o segundo gol do São Paulo com os pés.

A resposta atleticana foi quase que imediata. Aos 40min, Mancini cobrou escanteio e quase surpreendeu Rogério Ceni. O goleiro teve que se esticar para evitar o gol olímpico. No minuto seguinte, Magno Alves aproveitou rebote de cruzamento de Leandro e finalizou para o gol. Outra vez a bola desviou na zaga e saiu pela linha do fundo.

O jogo passou a ficar eletrizante e o segundo gol são-paulino parou na trave. Lucas finalizou de fora da área e bola desviou em Richarlyson. A bola subiu e encobriu o goleiro Renan Ribeiro. Para a sorte do time mineiro, a bola bateu no travessão e saiu por cima do gol, aos 43min.

Já nos acréscimos, Patric deu drible da vaca em Juan e cruzou da linha de fundo para o meio da pequena área. Luiz Eduardo salvou quase em cima da linha. Magno Alves pegou o rebote e finalizou de primeira. A finalizção bateu em Xandão, que desequilibrado, caiu no chão com a mão em cima da bola para desespero dos atleticanos, que voltaram a reclamar e muito com Sandro Meira Ricci.

O técnico Dorival Júnior resolveu mudar tudo no Atlético e voltou com três alterações para o início do segundo tempo. Saíram Toró, Fillipe Soutto e Mancini, para a entrada de Dudu Cearense, Serginho e Neto Berola. Logo no 2min, Neto Berola fez boa jogada pelo lado esquerdo e cruzou. Giovanni Augusto estava pronta para finalizar quando a defesa do time tricolor afastou o perigo.

Mais ofensivo, o Atlético aumentou a pressão na segunda etapa e quase Rogério Ceni entregou em seu 100º jogo seguido. No reencontro com o ex-clube, Richarlyson arriscou de longe e capitão do São Paulo não conseguiu segurar. Sem nenhum adversário por perto, o camisa 1 se recuperou e defendeu no segundo lance.

Com liberdade no meio-campo, Richarlyson passou a se arriscar mais no campo de ataque. Aos 18min, o atleta voltou a arriscar de fora da área, porém, a bola passou longe do gol. Mas dois minutos depois, Rogério Ceni evitou o gol de empate atleticano. Richarlyson recebeu passe de Dudu Cearense dentro da área e finalizou cruzado. O chute de pé direito não foi em cheio. Mesmo assim, o goleiro do São Paulo fez grande defesa.

A pressão do Atlético aumentou com o passar dos minutos. Aos 25min, Patric lançou a bola na área e Leonardo Silva cabeceou no travessão. Estático, Rogério Ceni apenas olhou. Quatro minutos depois, Magno Alves recebeu passe na esquerda e tocou para Neto Berola. Xandão apareceu bem e afastou para escanteio.

Em contra-ataque, Juan avançou livre pela ponta esquerda, invadiu a área, mas bateu na rede pelo lado de fora. Querendo marcar contra o ex-clube, Richarlyson fez boa jogada lado direito e arriscou da entrada da área. Rogério Ceni soltou a bola e dividiu com Dudu Cearense, aos 44min. Na confusão, o goleiro ficou caído no chão e o árbitro deu nove minutos de acréscimo.

A pressão não cessou e o zagueiro Réver desperdiçou boa oportunidade aos 52min. Dudu Cearense cruzou da direita e o defensor subiu bem, cabeceando para fora.

Atlético-MG 0 x 1 São Paulo

Gol
São Paulo: Casemiro aos 21min do 1º tempo

Atlético-MG
Renan Ribeiro; Patric, Réver, Leonardo Silva e Leandro; Fillipe Souto (Dudu Cearense), Richarlyson, Toró (Serginho) e Giovanni Augusto; Mancini (Neto Berola) e Magno Alves
Técnico: Dorival Júnior

São Paulo
Rogério Ceni; Jean, Xandão, Luiz Eduardo e Juan; Wellington, Rodrigo Souto, Casemiro (Bruno Uvini) e Carlinhos Paraíba; Lucas (Marlos) e Dagoberto (Willian José)
Técnico: Paulo César Carpegiani

Cartão Amarelo
Atlético-MG: Magno Alves e Patric
São Paulo: Lucas, Carlinhos Paraíba, Wellington e Juan

Árbitro
Sandro Meira Ricci (DF)

Público
17.697 pagantes

Local
Arena do Jacaré, Sete Lagoas (MG)

Com gol de Casemiro, o São Paulo derrotou o Atlético-MG por 1 a 0, em Sete Lagoas, e assumiu a liderança isolada do Campeonato Brasileiro

Com gol de Casemiro, o São Paulo derrotou o Atlético-MG por 1 a 0, em Sete Lagoas, e assumiu a liderança isolada do Campeonato Brasileiro

Com gol de Casemiro, o São Paulo derrotou o Atlético-MG por 1 a 0, em Sete Lagoas, e assumiu a liderança isolada do Campeonato Brasileiro

Com gol de Casemiro, o São Paulo derrotou o Atlético-MG por 1 a 0, em Sete Lagoas, e assumiu a liderança isolada do Campeonato Brasileiro

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo