Vettel vence a 1ª em Mônaco e confirma supremacia da Red Bull

 

Esporte - 30/05/2011 - 07:51:58

 

Vettel vence a 1ª em Mônaco e confirma supremacia da Red Bull

 

Da Redação com Gazeta Esportiva

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Vettel conquistou sua quinta vitória em seis etapas disputadas em 2011

Vettel conquistou sua quinta vitória em seis etapas disputadas em 2011

Especial Fórmula 1

Nem mesmo uma confusão da Red Bull na troca de pneus impediu que Sebastian Vettel vencesse o GP de Mônaco, um dos mais tradicionais e prestigiados da Fórmula 1, pela primeira vez em sua carreira. Neste domingo, o alemão triunfou em uma corrida eletrizante no circuito de rua de Monte Carlo e conquistou sua quinta vitória em seis etapas.

O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, ficou com a segunda colocação, seguido pelo inglês Jenson Button, da McLaren. Já o australiano Mark Webber foi o quarto colocado, à frente do japonês Kamui Kobayashi, que surpreendeu e ficou na quinta colocação, logo à frente de Lewis Hamilton.

Os brasileiros tiveram dias diferentes no GP de Mônaco. Felipe Massa fazia boa corrida até a 34ª volta, quando se envolveu em toque com Lewis Hamilton na curva Loews. Logo em seguida, o piloto da Ferrari tentou se defender dentro do túnel, perdeu o controle do carro e bateu. Já Rubens Barrichello realizou corrida segura, terminando em nono e marcando seus primeiros pontos no Mundial.

Com o resultado, Vettel chegou a 143 pontos na liderança da temporada. Mais do que isso, neste domingo o alemão deu mais um passo para confirmar a fama de grande piloto, chancela proporcionada por uma vitória no tradicional circuito de rua.

Lewis Hamilton (85 pontos) e Mark Webber (79) seguem na luta para alcançar Vettel. Massa, que não pontua há três provas, é o oitavo com 24 pontos, enquanto Rubens Barrichello aparece na 15ª colocação com dois pontos. A próxima prova do Mundial de Fórmula 1 é o Grande Prêmio do Canadá, no dia 12 de junho.

A prova

Conhecida como uma prova de poucas ultrapassagens, a etapa de Mônaco neste domingo contrariou a fama e apresentou várias disputas, ficando marcada por acidentes e troca de acusações entre os pilotos. Lewis Hamilton e Rubens Barrichello, por exemplo, deixaram Michael Schumacher para trás com belas manobras.

Em uma outra disputa, Lewis Hamilton tocou o carro de Felipe Massa, que perdeu a asa dianteira e acabou batendo na parede do túnel, sendo obrigado a abandonar a prova na 34ª volta. O brasileiro acusou o inglês de ser o responsável por sua saída da corrida.

Hamilton, por sua vez, acusou Massa de jogar o carro sobre ele. O inglês, aliás, se envolveu na maioria dos acidentes da prova.

Largada e confusão da Red Bull

Após manter a primeira colocação na largada, Vettel abriu vantagem para seus adversários e só teve seu domínio ameaçado por erro da própria equipe, a Red Bull, que demorou para realizar uma troca de pneus e viu Button assumir a liderança.

Contudo, Vettel aproveitou-se da ida de Button aos boxes e da entrada do safety car (em virtude da batida de Hamilton e Massa) para reassumir a liderança.

Paralisação e vitória de Vettel

Já no final da prova, quando Vettel, Alonso e Button estavam "colados", disputando a primeira colocação, Lewis Hamilton, Vitaly Petrov e Jaime Alguersuary se envolveram em uma batida. Como Petrov não conseguiu ser retirado do carro rapidamente pelos comissários, a direção de prova exibiu a bandeira vermelha, paralisou a prova na 72ª volta e os pilotos alinharam seus carros na reta de largada à espera da limpeza de pista.

Durante a bandeira vermelha, as equipes aproveitaram para realizar reparo e troca de pneus nos carros. A prova ficou paralisada por aproximadamente 20 minutos, e na relargada, apesar de mais um acidente de Hamilton, desta vez com Pastor Maldonado, Vettel confirmou a vitória, seguido por Alonso e Button.

Confira o resultado do Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1:

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull): 78 voltas em 2h09min38s373
2. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): a 1s138
3. Jenson Button (INGL/McLaren): a 2s378
4. Mark Weber (AUS/Red Bull): a 23s100
5. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari): a 26s900
6. Lewis Hamilton (INGL/McLaren): a 27s200
7. Adrian Sutil (ALE/Force India): a uma volta
8. Nick Heidfeld (ALE/Lotus-Renault): a uma volta
9. Rubens Barrichello (BRA/Williams): a uma volta
10. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso): a uma volta
11. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): a uma volta
12. Paul di Resta (ESC/Force India): a duas voltas
13. Jarno Trulli (ITA/Lotus): a duas voltas
14. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus): a duas voltas
15. Jerome d'Ambrosio (BEL/Virgin): a duas voltas
16. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania): a três voltas
17. Narain Karthikeyan (IND/Hispania): a três voltas

18. Pastor Maldonado (VEN/Williams): a cinco voltas

Não completaram:

Vitaly Petrov (RUS/Lotus-Renault)
Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)
Felipe Massa (BRA/Ferrari)
Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
Timo Glock (ALE/Virgin)

Vettel conquistou sua quinta vitória em seis etapas disputadas em 2011

Vettel conquistou sua quinta vitória em seis etapas disputadas em 2011

Vettel conquistou sua quinta vitória em seis etapas disputadas em 2011

Vettel conquistou sua quinta vitória em seis etapas disputadas em 2011

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo