O Avaí recebeu na noite desta quarta-feira, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, o Santos, pela partida de volta da Copa Sul-Americana. No jogo que pode ter marcado a despedida do atacante Neymar com a camisa santista, os paulistas venceram por 1 a 0, mas, como o primeiro confronto foi vencido pelos catarinenses por 3 a 1, o Avaí classificou-se para a próxima fase.
Se pôde contar com Neymar, Dorival não pode escalar o meio-campista Wesley, ainda negociando a sua transferência para o exterior. Contratado para o lugar de André, Keirrison assistiu à desclassificação do banco de reservas do Santos. O técnico Antônio Lopes, por sua vez, apostando na continuidade da boa fase do time do Avaí, manteve a mesma equipe que venceu o Corinthians no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro.
O primeiro tempo foi movimentado, com as melhores chances para o time da casa. O primeiro lance de perigo foi antes de o relógio marcar o primeiro minuto. O lateral Patric disparou pelo lado direito, sem marcação, e na entrada da área chutou forte. O goleiro Rafael saltou e mandou a bola para escanteio.
Aos 14min, o Avaí voltou a ameaçar. Rudnei recebeu um belo lançamento, livre de marcação, e invadiu a área. Na saída do goleiro, o meio-campista deu um leve toque na saída de Rafael, mas sem muita força. Quando a bola ia cruzar a linha, o zagueiro Edu Dracena deu um carrinho salvador e impediu o gol catarinense.
Três minutos depois, Caio aproveitou passe errado do lateral Léo, avançou pela ponta direita, entrou na grande área e chutou cruzado. Rafael se esticou e conseguiu desviar para a linha de fundo, fazendo linda defesa. A bola passou rente à trave.
No primeiro descuido do time anfitrião, o Santos abriu o placar. Aos 23min, Rodriguinho carregou pela direita e deu um passe para Marquinhos, no alto. O meia deu um passe de calcanhar, de primeira, para Zé Eduardo, dentro da área. O atacante ganhou a disputa com o zagueiro Emerson e chutou no canto direito, na saída de Renan.
Aos 36min, Marquinhos cobrou uma falta de longe, no meio do gol, e Renan, por precaução, mandou para escanteio. O Avaí respondeu aos 39min, com Vandinho, após desviar cruzamento de Robinho. Rafael, bem colocado, espalmou por cima do gol.
As equipes voltaram do intervalo da mesma forma que acabou o primeiro tempo. O Santos, precisando fazer mais dois gols, foi para cima, deixando muito espaço para os perigosos contra-ataques do Avaí.
Em um desses lances, aos 15min, Vandinho recebeu na entrada da área, pelo lado direito, e chutou rasteiro, cruzado. Rafael pulou e fez a defesa. Dois minutos depois os paulistas responderam. Zé Eduardo carregou a bola e arriscou, de longe. A bola passou perto da trave esquerda de Renan.
Aos 29min, Neymar cobrou falta pelo lardo esquerdo, e cruzou para o meio da área. Renan, bem posicionado, segurou a bola com firmeza. Aos 38min, Sávio bateu falta pelo lado direito, perto da área, mas pegou mal na bola, que subiu e passou longe do gol.
Os últimos 15 minutos de jogo foram truncados, sem lances de perigo de ambas as equipes. O Santos ensaiou uma pressão, com a entrada do atacante Marcel no lugar do lateral Léo, mas o Avaí, bem postado, soube se defender com segurança e não permitiu que o goleiro Renan fosse ameaçado.
Com o resultado, o Avaí está na fase internacional da Copa Sul-Americana. O adversário da equipe catarinense sai do confronto entre Universidad San Martín, do Peru, e Emelec, do Equador, que só disputarão a outra vaga nos dias 15 e 23 de setembro.
FICHA TÉCNICA
Avaí 0 x 1 Santos
Gols
Santos: Zé Eduardo, aos 23min do 1º tempo.
Ponto Forte do Avaí
O Avaí se movimentou bastante e criou boas oportunidades de gol.
Ponto Forte do Santos
O destaque da equipe foi o goleiro Rafael, que fez boas defesas e garantiu a vitória santista.
Ponto Fraco do Avaí
Desperdiçou boas oportunidades que poderiam ter feito falta. Abusou das faltas em cima de Neymar e Ganso.
Ponto Fraco do Santos
Apesar de ter tido o controle da partida, não traduziu essa superioridade em oportunidades de gol. Bem marcados, Neymar e Ganso produziram pouco.
Personagem do jogo
O goleiro Rafael voltou ao time e foi o melhor em campo. Fez belas defesas que garantiram a vitória do Santos, ainda que insuficiente para conseguir a classificação.
Esquema Tático do Avaí
4-4-2
Renan; Patric, Emerson, Rafael e Eltinho, Marcinho Guerreiro, Rudnei (Bruno), Davi (Marcos) e Caio; Robinho (Sávio) e Vandinho. Técnico: Antônio Lopes
Esquema Tático do Santos
4-4-2
Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo (Marcel); Arouca, Rodriguinho, Marquinhos (Madson) e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Zé Eduardo. Técnico: Dorival Júnior
Cartões amarelos
Avaí: Rudnei e Caio
Santos: Rodriguinho e Neymar
Árbitro
Evandro Rogério Roman (PR-Fifa)
Local
Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)