A TAM e a LAN esperam chegar a um acordo definitivo sobre a união das empresas em um prazo de dois a três meses. A informação é de Enrique Cueto, que será o presidente-executivo da companhia combinada.
A TAM anunciou nesta sexta-feira que celebrou um memorando de entendimentos com a chilena LAN para fusão das duas companhias, dando origem a um grupo batizado de Latam Airlines. Segundo a empresa brasileira, a união das duas formará uma companhia de aproximadamente 40 mil funcionários e oferecerá voos para cerca de 115 destinos em 23 países. Juntas, TAM e LAN tiveram receita de cerca de US$ 8,5 bilhões em 2009.
A LAN terá seu nome alterado para Latam Airlines Group, mas as marcas TAM e LAN Airlines serão mantidas, "uma vez que cada companhia continuará a atuar com sua respectiva marca", informou a companhia aérea brasileira.
As companhias esperam sinergias de US$ 400 milhões com a união. A operação será encaminhada para avaliação de órgãos reguladores no Brasil e Chile, como Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).