Escola municipal de São Bernardo ganha prêmio voltado à sustentabilidade


 

ABCD - 28/08/2018 - 22:46:30

 

Escola municipal de São Bernardo ganha prêmio voltado à sustentabilidade

 

Da Redação com agências

Foto(s): Gabriel Inamine/ Arquivo

 

EMEB Annita Magrini Guedes, no Baeta Neves, foi vencedora em categoria da Virada Sustentável SP

EMEB Annita Magrini Guedes, no Baeta Neves, foi vencedora em categoria da Virada Sustentável SP


A EMEB Annita Magrini Guedes, do bairro Baeta Neves, foi a vencedora na categoria Fundamental I no Prêmio Desafio 2030, que faz parte da programação da Virada Sustentável SP.  O projeto “Em busca de uma escola sustentável” envolve os 500 alunos da escola, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, e suas famílias. Entre as atividades desenvolvidas estão hortas, viveiro de mudas e lago de carpas, além da reciclagem de óleo de cozinha e de lixo.

A concepção temática da Virada Sustentável é atualmente lastreada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU, que são também os princípios que orientam a programação do festival em todas as cidades.

Para o prefeito Orlando Morando, a conquista do prêmio deve ser comemorada. “A rede municipal de São Bernardo conta com diversas iniciativas importantes e inovadoras. Cuidar da nossa cidade e do Meio Ambiente nos coloca entre o que existe de mais moderno”, pontuou o chefe do Executivo.

Na opinião do diretor da escola, José David de Souza, a premiação reconheceu o valor do projeto. “É muito gratificante já que não se trata de um projeto pontual e sim permanente. Um exemplo disso foi a crise hídrica que começou em 2013 e ressaltou a consciência da preservação da água entre os alunos”, comentou.

A unidade ganhou uma máquina de compostagem, que consegue produzir adubo em 45 minutos. “Nosso objetivo é que se utilize situações práticas do Meio Ambiente para ensinar outras matérias”, completou David.

Entre os resultados colhidos pela EMEB estão o aumento na frequência escolar - de 75% para 95% - o envolvimento maior dos alunos com os conteúdos desenvolvidos em sala de aula e também uma participação mais relevante dos pais e das famílias. “Logo que recebemos a notícia da premiação, vários pais vieram me procurar para dar os parabéns. O projeto foi abraçado por todos”, finalizou o diretor.

SOBRE - A Virada Sustentável é o maior festival de mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina, e envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais, entre outros.

O evento teve sua primeira edição realizada em 2011, em São Paulo, e já promoveu edições em cidades como Manaus, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro. O objetivo é apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades.

DESTAQUE - A unidade já havia sido finalista do Prêmio ANA, organizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), que premiou nove projetos de todo o país que combatem a poluição, o desperdício de água e contribuem para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos.

A premiação contou com nove categorias e a escola foi a única representante do estado de São Paulo na categoria Educação, cujo vencedor foi Projeto Rio Manoel Alves Pequeno: Limpar para Conservar, da Associação Apoio Colégio Estadual de Itacajá, em Tocantins.

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias



Receita abre nesta sexta-feira consulta ao sexto lote do IRPF


TSE investiga se hackers invadiram sistema da Justiça Eleitoral antes da eleição


Moro e Bolsonaro se encontram para conversar sobre convite para o Ministério da Justiça


Bolsonaro acusa Folha de espalhar fake news e indica fim da EBC


Fies: aditamento do financiamento começaram dia 29 e segue até novembro


Vídeo com suposta orgia entre João Doria e cinco mulheres é montagem, aponta perícia