-->


 

ABCD - 14/08/2018 - 22:06:21

 

Prefeitura de São Bernardo oficializa a permissão de uso do Teatro Martins Pena à Corporação Musica

 

Da Redação com agências

Foto(s): Gabriel Inamine/PMSBC

 

Ato fez parte do calendário de festejos de aniversário e contou com a presença do prefeito Orlando Morando; corporação musical é a mais antiga da cidade, com 94 anos de existência

Ato fez parte do calendário de festejos de aniversário e contou com a presença do prefeito Orlando Morando; corporação musical é a mais antiga da cidade, com 94 anos de existência


Com o intuito de promover a difusão da música clássica e incentivar os grupos locais, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, oficializou na noite da última segunda-feira (13/08) a permissão de uso do Teatro Martins Pena para a tradicional Corporação Musical Carlos Gomes. Inserido no calendário de festejos do aniversário de 465 anos da cidade, o ato contou com a presença do prefeito Orlando Morando, do secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, o diretor da corporação musical, Marcos Shiguetashi da Cunha, demais autoridades e músicos.

“Conhecer nossa história é fundamental para compreender o presente e abraçar o futuro. Por essa razão, estamos muito felizes em oficializar na noite de hoje a permissão do uso do Teatro Martins Pena à tradicional Corporação Musical Carlos Gomes. Com 94 anos de existência, o grupo é um dos mais antigos em atividade em nossa cidade. Ao firmar essa parceria, estamos promovendo o resgate e respeito a essa instituição que faz parte da história de São Bernardo”, afirmou o chefe do Executivo.

Composta por 21 músicos, a Corporação Carlos Gomes foi fundada em 1924 por músicos da extinta Banda Progresso e está até hoje na ativa. Trata-se do grupo musical de maior destaque em São Bernardo, na primeira metade do século XX. Sob regência do maestro Atílio Mieli, a banda era presença constante em quase todos os eventos musicais da época, tocando marchas, dobrados, valsas e choros.

Nos anos de 1940, a Corporação teve participação ativa no movimento emancipacionista, na qual destacou-se o músico João Gomes, que compôs a melodia do que se tornaria o hino oficial de São Bernardo, cuja letra foi composta pelo ex-prefeito Wallace Simonsen.  Em 94 anos de história, a Banda Carlos Gomes contou com os seguintes maestros: Atílio Mieli, Ricardo Gerbelli, Sebastião Faria de Queiroz, João Gomes, Antônio Serafim Zampieri, Henrique Canever, Miguel Marotti, Dino Gabriel e Edmundo Francisco da Silva.

Para o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, esta parceria tem o objetivo de aproximar os artistas da cidade desta gestão, colocando à disposição deles os equipamentos culturais da cidade. “Essa união ajuda a manter a Cultura da cidade sempre atuante, permitindo a difusão cultural, a formação de plateias e o incentivo aos grupos locais”, finalizou.

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias



USP cancela matrículas de estudantes de colégios militares aprovados pelo Sisu


Horário de verão termina neste domingo em 10 estados e no DF


Bolsonaro exonera Gustavo Bebianno após ministro vazar áudios privados do presidente, diz SBT


Tremor no Golden Square Shopping em São Bernardo assusta usuários


Bolsonaro destaca manifestação da AGU durante julgamento no STF


Boechat deverá ser homenageado pela cidade de São Paulo