-->


 

ABCD - 06/07/2018 - 17:21:52

 

No bairro Assunção, prefeito Orlando Morando formaliza ordem de serviço para instalação de novo equi

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O espaço que vai abrigar equipe especial da Guarda Civil Municipal será concluído em até 45 dias

O espaço que vai abrigar equipe especial da Guarda Civil Municipal será concluído em até 45 dias


O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, oficializou, nesta sexta-feira (06/07), a ordem de serviço para a instalação da nova base da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), equipe especial da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo. O ato também contou com a presença do secretário de Segurança Urbana, Carlos Alberto dos Santos, do comandante da GCM, Flávio Leão, de integrantes da GCM, dos vereadores e demais autoridades.

A futura base da ROMU ficará em um espaço da Prefeitura, sem uso há mais de três anos, ao lado do Ginásio de Esportes Atílio Pessotti, no bairro Assunção, nas proximidades com o bairro Alves Dias. A utilização deste edifício faz parte da política desta gestão em transformar espaços ociosos em utilidade pública. O imóvel estava sob gerenciamento da Secretaria da Educação e foi transferido para a Pasta de Segurança Urbana após a formalização da ordem de serviço.

A ideia de instalar a base no local foi do próprio chefe do Executivo, que visitou o espaço há cerca de um mês. “Essa região tem crescido muito nos últimos anos com a verticalização. Seu adensamento populacional deverá aumentar ainda mais com a melhora da malha viária, que deverá ocorrer com a inauguração da Linha Camargo e do Corredor Castelo Branco. A base também é estratégica, pois vai ficar instalada em um bairro que dá acesso rápido para qualquer outro local do município”, disse.

Para o coronel Carlos Alberto, o novo espaço proporcionará maior segurança e conforto à população do entorno, principalmente nos bairros Assunção, Alves Dias e Vila Ferreira. “A região não conta com outros órgãos oficiais de segurança nos arredores. Por essa razão, a nova base irá contribuir na redução dos indicadores criminais”, afirmou o coronel, ao ressaltar que o local funcionará todos os dias da semana, por 24 horas. Além de abrigar a equipe especial da GCM, também atenderá o público. 

A reforma será feita com mão de obra própria com apoio das Secretarias de Serviços Urbanos e Obras, devendo ser concluída em até 45 dias. O novo espaço atenderá as necessidades da ROMU, com salas de aula, de musculação, pátio adequado para treinamento, vestiários masculino e feminino, refeitório e reserva de armas.  

A ROMU conta com um efetivo de 32 GCMs e cinco viaturas. Atualmente está alocada no prédio da Secretaria de Segurança Urbana e Centro Integrado de Monitoramento, no Centro. Até dezembro de 2016, a equipe especial chamava Ronda Cidadã. Além de ganhar nova formação, a corporação passou a atender mais aos chamados de criminalidade, além de proteção aos próprios públicos e ao munícipes. Esta equipe especial da guarda também está à frente da Operação “Noite Tranquila”, força-tarefa criada para coibir a realização dos chamados pancadões, que perturbam a população com som alto, atrapalham o trânsito e provocam desordem nas vias públicas.

 



;

Links
Vídeo


Últimas Notícias



Justificativa eleitoral pode ser feita pela internet


Vagas do Mais Médicos são reabertas


Maioria do TSE rejeita ação do PT contra Bolsonaro


Conselho de Ética arquiva representação contra deputados petistas


Onyx apresenta lista dos 22 ministérios do governo Bolsonaro


Receita e PF apreendem mais de 285 kg de cocaína no Porto de Santos