Engenheiros brasileiros são homena-geados, nos Estados Unidos, com o maior prêmio da General Motors Corporation para inovações tecnoló-gicas. Os engenheiros da Fiat-GM Powertrain, Henedino Gutierrez, José Luis Minelli e Waldemar Christofoletti, responsáveis pelo desenvolvimento do inovador motor 1.0 “VHC” (Very High Compression) da GM do Brasil, foram premiados pela General Motors Corporation com o “Boss Kettering Award” 2002. O prêmio é o mais importante reconhecimento das invenções e inovações tecnológicas que a GM mantém.
Ele foi criado em homenagem ao lendário Charles F. “Boss” Kettering, que lançou na Corporação, em 1920, o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento e foi um inventor engenhoso, com mais de 140 inven-ções patenteadas.
As 10 premiações de 2002 incluem avanços em sistemas de segurança, desenvolvimento de produto, manea-bilidade e manipulação de veículos e tecnologia de emissões.
“Este prêmio é uma honra para a Engenharia brasileira, que trabalha com o objetivo de oferecer motores com qualidade internacional”, destaca Vicente Lourenço, diretor de Engenha-ria de Produtos da Powertrain.
O motor “VHC”
O motor 1.0 litro “VHC” (Very High Compression) a gasolina foi o primeiro do mundo a oferecer alta compressão, com a maior potência e torque na categoria dos motores 1.0 litro de 8 válvulas. O motor foi lançado em março de 2002 equipando o Novo Corsa. Atualmente também equipa os Chevrolet Celta e o Corsa Classic.
Os pistões e anéis são de baixo atrito, otimizados quanto à geometria da cabeça do pistão e compatíveis com a câmara de combustão.
Assim, foi possível elevar a taxa de compressão, sem comprometer a resistência termo-mecânica do conjunto e obtendo uma melhoria significativa na eficiência térmica do motor, resultando em mais potência e menos consumo.
|