O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou na manhã do último domingo, 31 de agosto, em Santo André, durante comício do candidato petista à prefeitura da cidade, Vanderlei Siraque, a aprovação recorde de 49% atingida na cidade de São Paulo, segundo pesquisa Datafolha realizada na última sexta-feira e publicada neste domingo pelo jornal Folha de S.Paulo.
"Eu, nem antes e nem depois das eleições, sou de comentar pesquisas, mas hoje estou prazerosamente feliz porque depois de apanhar cinco anos eu vejo na própria imprensa que me bate uma manchete com o sucesso da credibilidade do governo na opinião pública deste País", disse o presidente.
De acordo com a pesquisa Datafolha, 49% dos paulistanos consideram o governo Lula ótimo ou bom. Para 35% dos entrevistados o governo é regular, e para 15% é ruim ou péssimo. Dos entrevistados, 1% não soube responder. A sondagem foi feita com 1.082 eleitores de São Paulo com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 02100108-SPPE.
Durante o comício em Santo André, Lula também falou sobre a economia do país, ressaltando que o Brasil vive seu melhor momento em 40 anos e que foram gerados mais de 10 milhões de empregos. "Hoje a economia está bem e tenho que permitir que ela cresça, mas sem permitir a volta da inflação."
Durante os 37 minutos de discurso, o presidente voltou a citar os temas dos últimos dias, como pré-sal, Universidade Federal do ABC (UFABC) e a fundação do PT no ABC.
Logo que foi chamado a discursar no palco montado na Vila Luzita, Lula ouviu o antigo jingle de campanha "Lula lá" e arrancou aplausos das cerca de 6 mil pessoas presentes, segundo a organização do evento, ao marcar a data para voltar ao ABC.
O presidente prometeu retornar no dia 20 de setembro para participar da campanha do petista Oswaldo Dias, que concorre à Prefeitura de Mauá.
Neste fim de semana, Lula esteve em comícios dos candidatos petistas nas cidades de São Bernardo, Diadema e Santo André, além de São Paulo.
Vanderlei Siraque agradeceu a presença do presidente em sua campanha eleitoral para prefeito de Santo André, e ressaltou suas propostas de governo para a cidade, mas levou um puxão de orelha do presidente por ter pedido à militância que trabalhe como se estivessem em último lugar nas pesquisas.
"Quem está em último lugar não trabalha. Vamos trabalhar com a garra de quem está em primeiro lugar e vamos ganhar as eleições no primeiro turno. É assim que temos de trabalhar", disse Lula.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT), o deputado federal Vicente Paulo da Silva (PT), o Vicentinho, e o atual prefeito de Santo André, João Avamileno (PT), além do candidato a vice de Siraque, Cícero Martinha (PDT), também compareceram ao comício.