Pesquisa Datafolha realizada na última sexta-feira aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu 49% de popularidade na cidade de São Paulo, um recorde. Segundo o instituto, Lula se mostra um importante "cabo eleitoral" para sua candidata à prefeitura da cidade, Marta Suplicy (PT). De acordo com a pesquisa, entre os eleitores que aprovam seu governo, 52% dizem que pretendem votar em Marta. A pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo no jornal Folha de S.Paulo foi feita com 1.082 eleitores e tem margem de erro de três pontos percentuais. Ela foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 02100108-SPPE.
Serra, Marta e Kassab
O governador paulista, José Serra (PSDB), também atingiu a maior popularidade de seu governo na cidade, iniciado em 2007: 39%. Enquanto mais da metade dos 49% que aprovam Lula declaram voto em Marta, apenas um terço dos que aprovam Serra (32%) dizem pretender votar em seu colega de partido na sucessão municipal, o ex-governador Geraldo Alckmin.
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), tem 21% de votos entre os que consideram como boa ou ótima a gestão tucana no Estado.
De acordo com o Datafolha, a gestão de Kassab também atingiu popularidade recorde: 44%. Mas os que aprovam o prefeito se dividem quanto à intenção de voto. Apenas 31% dizem que pretendem votar nele. Segundo a pesquia, Marta obtém 27% das intenções de voto dos eleitores que aprovam Kassab. Alckmin fica com 25%.