O deputado estadual e candidato a prefeito, Orlando Morando (PSDB), pretende transformar, aos domingos, a Avenida Brigadeiro Faria Lima em um grande feirão de carros. A proposta foi apresentada aos comerciantes no dia 28 de agosto, durante a caminhada do candidato pelo corredor comercial da avenida.
"Precisamos estudar com que freqüência ocorrerá as feiras. Uma vez por mês ou duas? Dependerá da receptividade da população", disse Orlando Morando. A idéia inicial é concentrar as vendas na avenida, no sentido centro/bairro, com isso não seria necessário gastar dinheiro com o aluguel de um lugar e impediria que lojistas de outras cidades vendessem no município. Assim, o lucro ficaria na cidade.
Orlando Morando ressaltou ainda que os vendedores de carros da cidade, que não estão localizados na Avenida Brigadeiro Faria Lima, também teriam espaço no feirão. "Durante o feirão, poderíamos criar um espaço para os ambulantes venderem suas mercadorias. Isso, com certeza, fomentaria toda a economia da nossa cidade", completou.
Segundo o candidato tucano, para colocar a idéia em prática não serão necessários grandes investimentos. "Apenas, teremos que mobilizar o departamento de trânsito, criar um banco de horas para os funcionários, trazer a infra-estrutura e atuar na divulgação", explicou Orlando.
"As grandes empresas sempre terão as portas abertas na nossa cidade, mas também voltaremos os olhos para o pequeno comerciante. Como vim do comércio, tenho facilidade para enxergar a venda. São Bernardo é a capital do automóvel, mas nunca tivemos propostas para esta área, que tem mais de 400 lojas e cerca de 10 mil pessoas trabalhando", finalizou Orlando Morando.
A aprovação dos lojistas foi unânime. "Acho a idéia muito boa. Como é que nós não tínhamos pensado nisso antes? Quem mais ganha com as feiras, geralmente são as financiadoras e muitos lojistas vêm de fora para vender aqui. Com esta idéia, os beneficiados seríamos nós", afirmou o lojista, Marco Antonio Filho.