A pesquisa encomendada pelo Diário Regional ao Instituto Gerp, do Rio de Janeiro, e registrada na 174ª Zona Eleitoral, sob o número 005/2008, mostra que 38% da população de São Bernardo, independente de seu voto, acredita que o deputado estadual e candidato governista, Orlando Morando (PSDB), será o próximo prefeito de São Bernardo. Alex Manente (PPS) e o sindicalista Luiz Marinho (PT) aparecem empatados com 19% da confiança dos entrevistados.
Orlando Morando lidera também a intenção de voto para as eleições de 2008. Há mais de um mês do início da campanha eleitoral, a pesquisa aponta o candidato tucano subindo com 33% das intenções de voto frente aos 23% de Marinho e aos 20% para Manente. Quando os entrevistados foram indagados a responder espontaneamente, Orlando Morando aparece também como líder com 43% das intenções contra 30% de preferência em Luiz Marinho, seguido de 24% para o candidato Alex Manente.
Outro dado importante na pesquisa é o fato de que 74% das pessoas disseram conhecer o trabalho político de Orlando Morando, 68% reconheceram apenas o nome do postulante Alex Manente, e 58% manifestaram conhecer ou ter ouvido falar de Luiz Marinho.
Segundo turno – A pesquisa Diário Regional/Gerp simulou três situações prováveis de enfrentamento. Qualquer que fosse o adversário de Orlando Morando no segundo turno, a vitória seria do tucano. Orlando Morando venceria o sindicalista Luiz Marinho por 48% a 31% e ficaria na frente de Alex Manente pelo placar de 42% a 32%.
Para Orlando Morando, uma das razões para o seu favoritismo nas eleições de 2008 é o trabalho que vem realizando há 11 anos, quando começou como vereador. Nestes 11 anos dedicados à política, Orlando Morando, sempre se preocupou com o progresso de São Bernardo, cidade onde nasceu e cresceu. Como deputado estadual, Morando pode trazer mais benefícios para a cidade, como novas bases da Polícia Militar; novas viaturas e a construção, em parceria com o governo do Estado, de mais de 2 mil unidades habitacionais para São Bernardo. Outra conquista que orgulha Orlando Morando é a FATEC São Bernardo, primeira faculdade gratuita do município. “Já formamos a primeira turma e 73% dos jovens saíram trabalhando dentro da área que estudaram”, ressalta o deputado. “Já estamos em conversação com o Centro Paula Souza para ampliar os cursos oferecidos pela FATEC e pela ETE Lauro Gomes”, completa.
Por acreditar que investimento no sistema viário é um dos fatores responsáveis pelo crescimento econômico de um município, o deputado estadual tucano batalhou pelo trecho Sul do Rodoanel, a duplicação da Estrada Galvão Bueno, a remodelação do Trevo do Km 29 e a construção do Trevo do Km 26 da Via Anchieta. A área da Saúde de São Bernardo também foi prestigiada pelo deputado que destinou, por meio de Emenda Parlamentar, R$ 1.620 milhões para o município. As principais beneficiadas foram as Unidades Básicas de Saúde.