O deputado estadual e candidato a prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), visitou no dia 10 de agosto, o sacolão da Avenida Capitão Casa, onde conversou com feirantes e moradores.
Orlando Morando recebeu apoio dos feirantes, que aprovam a idéia do deputado de implementar feiras livres noturnas. “Isso é um conceito novo a ser desenvolvido na cidade, além de continuarmos com as feiras diurnas existentes. O consumo e os hábitos da sociedade sofrem mudanças constantemente e a Prefeitura deve acompanhá-las. Você percebe que o próprio comércio está esticando o horário para o período noturno e seguramente, a iniciativa da feira noturna vai ser de grande valia para o feirante e, principalmente, para o consumidor”, afirma.
Segundo Orlando Morando, a estrutura para implementação das feiras noturnas pode ser semelhante ao modelo usado nas feiras livres diurnas. “A estrutura é muito parecida, mas na feira noturna temos que nos preocupar mais com a segurança dos feirantes e consumidores. O problema poderá ser resolvido com a colocação da Guarda Civil Municipal”, explica. Outra preocupação destacada pelo deputado é buscar ruas que não sejam residenciais. “Não podemos atrapalhar a vida do cidadão, que chegará cansado do trabalho e não conseguirá entrar na sua casa”, completa Orlando.
Para o candidato, a implementação da feira livre noturna não é difícil. Caso eleito, é possível realizar um projeto-piloto logo no início de 2009. Independentemente da implementação das feiras livres noturnas na cidade, Orlando Morando colocará banheiros químicos em todas as feiras para atender os feirantes.
Sistema viário
O término do viaduto do km 20 da Via Anchieta é outra proposta do candidato para melhorar o trânsito e a qualidade de vida dos moradores dos bairros dos Casa, Demarchi e Assunção. “É uma obra inacabada há muitos anos e que foi apelidada de viaduto da vergonha, que leva nada a lugar nenhum. A parte de cima da Anchieta está pronta. Precisamos fazer as alças de acesso”, diz Morando. Com o viaduto em funcionamento, todo o fluxo da Avenida Capitão Casa não irá mais para as avenidas João Firmino ou Maria Servidei Demarchi para acessar o Centro da cidade.
Além disso, o deputado ressalta que o viaduto eliminará o cruzamento para quem sai da Via Anchieta e quer acessar a Avenida Capitão Casa. “É um cruzamento perigoso, que já fatalizou muitas pessoas. Vamos melhorar a qualidade de vida dos moradores dessa região e conseqüentemente, daremos mais vida a esse corredor comercial importante”, completa.