O Prefeito de São Bernardo, William Dib, participou na quinta-feira, 12 de junho, da formatura de 90 jovens do segundo grupo de 2008 do Turma Cidadã. O programa de inserção social e capacitação profissional, gerenciado pela Guarda Civil Municipal (GCM), é voltado a jovens em fase de alistamento militar. A solenidade aconteceu na Esplanada do Paço Municipal, com a presença do comandante da Guarda Civil Municipal, coronel Antonio Branco, e demais autoridades municipais, além de empresários e familiares dos jovens.
"No primeiro ano, formamos 1,8 mil jovens. Hoje estamos formando 90. Isso significa que as empresas voltaram para São Bernardo e esses jovens entraram no mercado de trabalho", disse o prefeito. William Dib reforçou que é preciso dar oportunidade de emprego para os jovens. "É assim que se faz inclusão social, justiça social e uma São Bernardo mais justa", completou.
O comandante da Guarda Civil Municipal, coronel Antônio Branco, reforçou a oportunidade de trabalho que o programa proporciona. "Quero cumprimentar o prefeito, que foi quem implementou o programa Turma Cidadã. Hoje estamos com a menor turma que já passou pelo programa. Os jovens estão se desligando porque estão arrumando emprego. Ficamos tristes por eles estarem saindo do programa, mas felizes porque estão indo para o mercado de trabalho", disse o comandante. O coronel Branco também agradeceu o deputado estadual Orlando Morando, presente na solenidade, por sua atuação na Assembléia Legislativa. "Seu dinamismo tem trazido recursos para o nosso município."
O orador da turma, Rodrigo Caetano da Silva, representou todos os formandos. "Queremos agradecer a Administração pela oportunidade oferecida com o Turma Cidadã. Todos sabem de nossas dificuldades para ingressar no mercado de trabalho, e o Turma Cidadã quebra essa barreira." Ele também enfatizou que o programa proporciona a inclusão social e o aprendizado de uma vida saudável, longe das drogas e da ociosidade.
Após a solenidade, os formandos realizaram um desfile pela Esplanada do Paço. Em seguida, a turma tirou foto com o prefeito e as demais autoridades. A comemoração dos jovens com os respectivos inspetores terminou com bonés jogados para cima em uma demonstração de alegria e agradecimento.
Oportunidade – O orador, Rodrigo Caetano da Silva, foi escolhido pela própria turma para representá-la. "Achei que iria ficar mais nervoso. Foi um aprendizado." Quanto ao programa, disse que o mesmo "dá oportunidade de crescer".
O formando Cássio Domingos Ferreira, do bairro Alvarenga, disse que aprendeu a se relacionar melhor com as pessoas. "Você aprende a ter mais disciplina e a respeitar mais o próximo." A mãe de Cássio, Josefa Severina da Conceição, 52 anos, disse que o programa é bom porque instrui o filho em muitas coisas.
O colega de turma de Cássio, Danilo da Silva Timóteo, do Jardim Trieste, sentiu que participar do programa tem mudado sua forma de se comunicar. "Também vai facilitar minha entrada no mercado de trabalho", afirmou. A mãe de Danilo, Rosemary Alves da Silva, 36 anos, reforçou o fato de o programa ser importante para o desenvolvimento pessoal do filho. "Ele era muito fechado, agora está diferente e vai ter mais oportunidade de arrumar emprego", disse.
O chefe da Seção de Serviço Civil Voluntário e Educativo da Guarda Civil Municipal, Orlando Coqui da Silva, que coordena as atividades do Turma Cidadã, disse que aprende muito com a juventude. "Se você der oportunidade para os jovens, como é o caso desse programa, eles apresentam resultados maravilhosos."
Programa – Pré-requisitos para participar do programa: ter 18 anos completos, estar alistado no serviço militar, estar estudando, ou, no caso de ter parado os estudos, que volte a estudar, e ser munícipe. O programa, de caráter voluntário, dura um ano. As atividades são de segunda a sexta-feira, quatro horas por dia.
Logo que entram no programa, os jovens passam por formação pessoal, com palestras de temas como cidadania e drogas, entre outros. Terminada a etapa de formação pessoal, ocorre a formatura oficial, como a que aconteceu nesta quinta-feira, quando os jovens recebem o certificado de participação no programa. No dia seguinte iniciam o trabalho voluntário nos diversos setores da Administração, como na Secretaria de Saúde, de Comunicação, de Educação etc. Recebem bolsa auxílio de R$ 170 e vale-transporte, caso necessitem se deslocar para o desempenho das atividades.
Paralelamente à formação pessoal, o Programa Turma Cidadã, que tem entre seus objetivos preparar o jovem para o mercado de trabalho, oferece os cursos de qualificação profissional, com opções como mecânica/elétrica de autos, telemarketing e informática. Os cursos são divididos entre a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.