Substituto de Marinho na Previdência sai entre dez e quinze dias

 

Politica - 05/06/2008 - 20:51:42

 

Substituto de Marinho na Previdência sai entre dez e quinze dias

 

Da Redação 5

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

 O novo ministro da Previdência deve ser anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre dez a quinze dias. Até lá, o ministério será comandado interinamente pelo secretário-executivo, Carlos Gabas.

Após reunião de despedida com o presidente Lula, hoje (4) à tarde, o ex-ministro Luiz Marinho disse que sua expectativa "real" é de que o novo ministro seja o próprio Gabas ou o deputado federal José Pimentel (PT-CE), mas que a escolha de Lula pode recair ainda sobre um terceiro nome.

"Uma coisa é certa: o rumo da gestão continuará", garantiu Marinho, informando que a atual equipe também deve ser mantida. Segundo fontes do Palácio do Planalto, Lula ainda não teria anunciado o novo ministro, pois quer passar o comando do ministério para alguém que fique lá até o final de seu mandato, em 2010.

Luiz Marinho contou que o presidente Lula pediu a ele que só se afastasse do cargo - que ocupava desde julho de 2005 - caso tivesse chances concretas de se eleger em São Bernardo do Campo. "Nos construímos estas condições", disse Marinho. Segundo ele lembrou, o PT sempre teve dificuldades de fazer alianças no berço eleitoral do presidente Lula e que agora, pela primeira vez, conseguiu o apoio de dez partidos, com perspectivas de ampliar a aliança.

"O corpo de alianças que construí até aqui, na cidade, me dá a segurança de que tenho todas as condições de disputar uma eleição para ganhar. É com essa convicção que deixo o ministério, para assumir a disputa na cidade", justificou Marinho.

O otimismo também leva em conta a perspectiva de engajamento do presidente Lula na campanha. "É uma despedida formal do presidente Lula, mas certamente ele, como eleitor da cidade de São Bernardo do Campo, poderá exercer o seu direito de voto e, como eleitor, como cidadão, poderá inclusive me ajudar muito nessa empreitada", disse Marinho.

Luiz Marinho também garantiu que continuará contribuindo com o governo Lula. "Estou deixando o ministério, mas não, necessariamente, deixando o governo. Estamos comprometidos com os resultados desse governo e vamos continuar batalhando nas parcerias possíveis", afirmou. Descartou, no entanto, o retorno ao ministério caso não seja eleito prefeito de São Bernardo do Campo. "Não faz parte da nossa pactuação. Ele [o presidente Lula] nem cogita essa possibilidade, como não cogita a possibilidade de derrota", afirmou o ex-ministro.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo